05 de abril de 2015

Kurt Cobain: 21 anos sem o maior ícone do grunge

Confira 21 fatos curiosos sobre a vida do líder do Nirvana

Hoje completa 21 anos que Kurt Cobain morreu. No dia 8 de abril de 1994, o corpo do músico foi encontrado em sua casa, em Seattle. Kurt tirou a própria vida e se foi, deixando esposa, filha e uma legião de fãs que se sentiram órfãos com sua morte prematura.
Para relembrar a importante figura que o líder do Nirvana foi seja para o rock quanto para a história da música, resolvemos selecionar alguns dos fatos mais curiosos e importantes aspectos de sua vida.

21. Homenagens musicais

Diversos músicos fizeram músicas em sua homenagem. Dentre as canções estão “Let Me In”, do R.E.M.; “About A Boy” de Patty Smith; “Californication” do Red Hot Chili Peppers e “The Fall” da Cher.

20. Sozinho

Kurt se suicidou com um tiro na boca. O músico foi encontrado em sua casa três dias após ter se matado. O mesmo aconteceu com Layne Staley, vocal do Alice in Chains, que teve o dia de sua morte declarado como 5 de abril. Hoje completam 13 anos da morte de Layne.

19. Clube dos 27

Quando morreu Kurt tinha 27 anos, o que fez com que ele “entrasse” para o grupo músicos que morreram com a mesma idade. Dentre os principais “integrantes” do Clube dos 27 estão Jimy Hendrix, Janis Joplin, Jim Morrison e Amy Winehouse.


18. Trilha sonora

Durante o funeral foi tocada a canção “In My Life” de John Lennon, um dos músicos favoritos
de Kurt.

17. Cinzas

Após seu velório, Kurt foi cremado e suas cinzas foram divididas. A maior parte foi jogada no riacho McLane, em Olympia, cidade natal do músico. Um punhado foi lançado em baixo de um salgueiro, a beira do Lago 171, em Seatle, e outro punhado foi dado a um monge budista para que com ele fizesse um tsatsu, uma escultura em homenagem ao músico.

16. Obra inédita

Segundo Courtney Love, Kurt teria deixado cerca de 109 canções inéditas. A maior parte deste material está inacabada.


15. Os discos de sua vida

Dentre das muitas coisas que o músico gostava, estava sua coleção de vinil. Dentre os discos, Kurt havia mencionado que seus três favoritos eram: 1. Iggy & the Stooges – “Raw Power” (1973); 2. Pixies – “Surfer Rosa” (1988) e The Breeders – “Pod” (1990).

14. Cinema

O últimos filme que Kurt assistiu antes de morrer foi “O Piano”, o ganhador do Oscar de Melhor Roteiro em 1994, estrelado por Holly Hunter e Anna Paquin, ambas levaram o Oscar de Melhor Atriz e Atriz Coadjuvante, respectivamente.

13. + Cinema

Em diversas entrevistas o músico mencionou que adorava cinema e que gostaria de um dia poder participar de um. Após sua morte, Courtney mencionou que Quentin Tarantino teria o convidado para fazer Lance, o traficante de drogas em “Pulp Fiction”, mas Kurt não teria aceitado.


12. ++ Cinema

Os três longas favoritos dele eram: “Paris, Texas” (1984), “A Um Passo do Abismo” (1979) e “Janela Indiscreta” (1954).

11. +++ Cinema

Dentre as composições de Kurt, foi encontrado um roteiro que ele teria escrito para um filme de terror.

10. No xilindró

O músico foi preso três vezes. A 1ª aconteceu em 1985, quando ele havia pichado um muro com a frase “God is gay”. Sua 2ª detenção foi no ano seguinte, quando ele pichou outro muro, desta vez com um desenho dos personagens Salchicha e Scoody-Doo tendo relações sexuais. A 3ª foi em 1993, acusado de bater em Courtney Love. Ela sempre negou que ele a teria machucado.


8. Quatro anos de Love

Kurt e Courtney começaram a namorar logo após se conhecerem, em 1990. Dois anos depois eles se casaram após descobrirem que ela estava grávida. Apesar das brigas, os dois permaneceram juntos até a morte de Kurt.

7. A garota de Kurt

Tracy Marander foi a namorada que mais apoiou a carreira de Kurt. Enquanto ele se focava na música, ela trabalhava em um café para pagar as contas. As brigas entre eles se davam com ela cobrando que ele também arranjasse um emprego para ajudar nas despesas. Essas brigas foram a inspiração para “About a Girl”. Apesar disso, Tracy só descobriu que isso foi a inspiração para a música um bom tempo após a morte do músico.

9. 800 mangos

As gravações do primeiro disco do Nirvana, “Bleach”, custaram cerca de US$ 800 e um sanduíche. Parte desse dinheiro foi emprestado pela então namorada de Kurt, Tracy, que também foi a responsável pela foto do encarte do disco. Mesmo encarte em que o nome de Kurt apareceu errado nos créditos, escrito Kurdt.


6. Pré-Nirvana

Antes de se jogarem no punk, Kurt e Krist Novoselic montaram uma banca cover de Creedence Clearwater Revival.

5. Nirvana

Kurt formou o Nirvana com Krist Novoselic no ano de 1985 em Aberdeen, cidade natal de Kurt. Se o músico não tivesse se suicidado e banda se mantivesse na ativa, hoje em dia estaria completando 30 anos de estrada.

4. Duas mãos

Apesar de ser canhoto, Kurt tocava violão e guitarra com a mão direita.


3. Bateria

Antes de ficar mundialmente conhecido atrás do microfone, o líder do Nirvana, foi baterista.

2. A herdeira

Frances Bean é a produtora do documentário sobre a vida de Kurt. Seu primeiro nome foi inspirado na guitarrista da banda The Vaselines, Frances McKee. Já Bean, (feijão, em inglês) foi escolhido após Kurt achar que ela parecia um feijão nas imagens do ultrassom.

1.Na certidão

Kurt nasceu em 20 de fevereiro de 1967, na cidade de Aberdeen, em Washington. Ele foi batizado Kurt Donald Cobain, levando o nome de seu pai como nome do meio.