sexta-feira, 30 de dezembro de 2011

.) 2012 chegando e muitas metas a serem cumpridas e você?




Por mais explicações que se possa encontrar, sempre ficará uma lacuna onde as dúvidas e as incertezas se encontram para conjugar indefinições. Chego a essa conclusão quando observo a movimentação das pessoas em busca de vereditos que possam abarcar fatos e acontecimentos que fogem da explicação lógica. Tem perguntas que jamais serão contempladas com respostas adequadas. Há situações onde a melhor palavra é o silêncio.

Pensar uma vida sem problemas, até é possível. Porém, não há garantias de que a existência passará por este mundo livre de contradições, dificuldades e lágrimas. Evidente que numa avaliação minuciosa, o balancete da vida sempre garantirá um superavit de acertos e alegrias. Basta elencar alguns aspectos do cotidiano e concluiremos que a vida por si só já é vitoriosa. Há mais bem do que mal; mais sorrisos do que dores. Tudo depende da ótica como percebemos esse intervalo entre a chegada e a partida deste mundo que denominamos de vida.

A dimensão emocional que diferencia o ser humano é simplesmente extraordinária. As pessoas têm a habilidade de intensificar sentimentos. Uma alegria corriqueira pode embalar sorrisos por vários dias. Um gesto de amor pode transformar o coração. Detalhes passam a ocupar espaços tonificados de paz.

Mas, o negativo também pode ser potencializado. Dependendo do momento, acontecimentos insignificantes podem provocar volumosas contradições. Palavras sem muita expressão transformam-se em eloquentes agressões. Olhares despretensiosos são interpretados como desprezo e reprovação.

Não resta dúvidas que o ser humano é capaz do muito e do pouco, ao mesmo tempo. Com habilidade sem igual, complica o que fácil e simplifica o que é indecifrável. Dependendo de seu estado interior, os problemas aumentam ou diminuem num curto espaço de tempo. As alternâncias parecem testemunhar a necessidade de harmonia interior. Buscas e respostas renovam a esperança. Daí a necessidade de viver com serenidade e realismo, confiando na habilidade de entrelaçar e compassar acertos e erros, apostando numa existência feliz.


29 Dicas Contra o Envelhecimento




Sabe-se que o envelhecimento é um processo biológico que pode ser controlado. Há uma série de estudos afirmando que um estilo de vida saudável é uma das chaves da longevidade . Confira alguns deles:

1. CASE-SE - Segundo estudo publicado no Health Psychology Journal, dos Estados Unidos, as pessoas que se mantêm em longas e bem-sucedidas uniões têm uma expectativa de vida maior em comparação àquelas que se casam novamente ou terminam a vida divorciadas. (mas, por favor, ficar com a pessoa errada causa mais problemas de saúde ainda... façam boas escolhas...)

2. EXPRESSE SUAS EMOÇÕES - Journal of Clinical Psychology, da Inglaterra, aqueles que manifestam suas emoções por meio de alguma atividade artística, como cantar, escrever e pintar, são mais saudáveis do que as pessoas que não o fazem.

3. TENHA HORÁRIOS - Evite a prática de exercícios entre as 11 da manhã e a 1 da tarde. É quando a produção de adrenalina atinge seu pico. O sangue fica mais grosso do que o normal, a pressão arterial sobe e o batimento cardíaco se leva. Durante essas duas horas, é maior a probabilidade de uma placa de gordura se romperem um vaso, o que pode provocar derrame cerebral ou infarto no coração.

4. SEJA SOLIDÁRIO - Segundo estudo publicado na revista Psychology Science, dar apoio físico ou emocional a outras pessoas reduz em até 60% o risco de morte prematura no idoso.

5. PREFIRA AS COMÉDIAS - O riso espontâneo promove a dilatação dos vasos e melhora o fluxo sanguíneo. Também reduz os níveis de adrenalina e cortisol no sangue e aumentam a liberação de endorfinas, hormônios ligados às sensações de bem-estar e prazer. Quer mais? Ainda emagrece. Estudos da Universidade Vanderbilt, nos Estados Unidos, concluíram que dar boas risadas por um período de dez a quinze minutos, faz uma pessoa queimar, em média, 50 calorias.

6. USE O FIO DENTAL - De acordo com pesquisadores da Universidade Harvard, nos Estados Unidos, a inflamação bacteriana da gengiva, causada pelo acúmulo de resíduos alimentares entre os dentes, aumenta em 72% o risco de doença cardiovascular.

7. IMITE OS BRITÂNICOS - Ser pontual é bom, mas beber chá é ainda melhor. De acordo com o jornal Phytotherapy Research, o hábito cultivado pelos ingleses pode ajudar no combate à doença de Alzheimer. Estudos indicam também que o consumo de chá reduz os riscos de câncer. O chá verde é o que promete maiores benefícios.

8. LARGUE O CIGARRO - Fumantes regulares vivem, em média, dez anos menos do que um não-fumante. Cerca de 90% dos casos de câncer nos pulmões, a neoplasia que mais mata no Brasil, estão relacionados ao tabagismo.

9. BEBA COM MODERAÇÃO - Estudos mostram que o consumo diário de até duas taças de vinho deve fazer parte da receita para uma vida longa. A cerveja, quando consumida moderadamente, pode trazer benefícios à saúde, apontam pesquisas recentes.

10. COMA MENOS - Nos Estados Unidos, um estudo comparou cinqüentões que viviam de dieta com outros que consumiam, em média, 2 000 calorias por dia. A conclusão foi que o primeiro grupo teve uma expectativa de vida cerca de 30% maior, além de aparentar ser mais jovem do que os congêneres da mesma idade.

11. MORE PERTO DE UM PARQUE -. Um estudo realizado por pesquisadores japoneses concluiu que a expectativa de vida dos idosos que moram próximo a áreas verdes é maior do que a daqueles que vivem cercados de arranha-céus.

12. VÁ DE VERDE - Vegetais verde-escuros, como espinafre, rúcula e brócolis, são ricos em ácido fólico, uma substância que ajuda a manter a integridade do DNA.

13. MANTENHA A MENTE ATIVA -. Pesquisas mostram que a doença de Alzheimer tem maior incidência entre as pessoas com baixo nível de instrução. Estudo publicado no New England Journal of Medicine relaciona a leitura, os jogos de cartas e de tabuleiro e as palavras cruzadas com a redução do risco de demência em pessoas com mais de 75 anos.

14. TOME VITAMINAS - Cápsulas de vitamina C são as mais indicadas. Seu consumo ajuda a prevenir a degeneração macular, que afeta 3 milhões de brasileiros e é a maior causa de cegueira em pessoas com mais de 50 anos. Consulte seu médico sobre a dosagem.

15. CURTA O CHOCOLATE - Em pequenas quantidades, ele pode ser benéfico à saúde. Segundo estudo do King's College, de Londres, a quantidade de flavonóides encontrada em 50 gramas de chocolate é equivalente à de seis maçãs, duas taças de vinho ou sete cebolas. Os flavonóides têm sido apontados como importantes armas no combate aos radicais livres.

16. DE PREFERÊNCIA AOS PESCADOS - Peixes de água profunda, como salmão e anchova, são ricos em ômega 3. Esse poderoso antioxidante, segundo o jornal da Associação Médica Americana, pode reduzir em até 81% o risco de morte súbita no homem.

17. SEJA OTIMISTA - Após dez anos estudando como a personalidade de uma pessoa pode influir no aumento ou na diminuição da expectativa de vida, pesquisadores holandeses concluíram que ter uma atitude positiva pode diminuir em até 55% o risco de morte prematura.

18. NÃO PULE O CAFÉ-DA-MANHÃ -. Pesquisa do Instituto de Gerontologia a Universidade da Geórgia, nos Estados Unidos, averiguou que os centenários não costumam dispensar a primeira refeição do dia.

19. TENHA UM ANIMAL DE ESTIMAÇÃO - O conselho foi seguido por operadores da bolsa de valores de Nova York,avaliados em um estudo. Foi tão eficaz no combate ao stress que metade deles suspendeu o uso de medicamentos contra a hipertensão. Quem tem um bichinho em casa vai ao médico com menor freqüência, afirmam pesquisadores da Universidade de Cambridge, na Inglaterra.

20. REDUZA O SAL - Essa medida é importante no tratamento e na prevenção da hipertensão arterial, um dos fatores de risco para doença cardiovascular. Evite mais de 6 gramas por dia, o equivalente a uma colher de chá.

21. INVISTA EM CULTURA - Depois de acompanhar 12 000 pessoas por nove anos, pesquisadores suecos observaram que, em média, as chances de uma pessoa alcançar a longevidade foram 36% maiores naquelas que cultivavam o hábito de realizar programas culturais, como visitar galerias de arte, assistir a peças de teatro e freqüentar concertos musicais.

22. SINTA-SE EM CAPRI - Está provado que uma dieta mediterrânea, rica em vegetais, peixes e azeite de oliva, pode afastar doenças como hipertensão, diabetes e obesidade, capazes de encurtar a vida em até dez anos. A pesquisa foi feita com 1507 homens e 832 mulheres, entre 70 e 90 anos, em onze países europeus.

23. ABUSE DO MOLHO DE TOMATE - Pesquisas conduzidas pelo médico americano Michael Roizen, autor do livro Idade Verdadeira e fundador do Real Age Institute, um dos mais respeitados centros de estudo da saúde e do metabolismo humano, mostram que dez colheres de molho de tomate ingeridas semanalmente podem reduzir pela metade o risco de ocorrência de onze tipos de câncer. O tomate é rico em licopeno, um antioxidante encontrado nos vegetais vermelhos.

24. DURMA BEM - Estudos sugerem que a falta de sono crônica pode ter um impacto negativo nas funções metabólicas e endócrinas. Quando se dorme menos de cinco horas, há um desequilíbrio no metabolismo.

25. CONTE ATÉ CINCO - De acordo com a Organização Mundial de Saúde, esse é o número mínimo de porções de frutas e vegetais que uma pessoa deve comer por dia. A OMS defende que uma alimentação balanceada e rica em vitaminas, fibras e minerais pode reduzir em até 40% o risco de câncer.

26. VISITE O OFTALMOLOGISTA - Depois dos 50 anos, a chamada vista cansada se torna ainda mais comum. Com a idade, também aumentam os riscos de glaucoma e catarata. Além disso, alterações de fundo de olho podem indicar a presença de diabetes e hipertensão.

27. MODERAÇÃO COM A CARNE VERMELHA - Pesquisa sobre hábitos alimentares em dez países europeus concluiu que o consumo diário de carne vermelha aumenta o risco de câncer de intestino em até 35%. Mas não a evite. Proteínas são essenciais para quem faz atividade física regularmente, não só porque dão resistência mas também porque ajudam a tornear os músculos.

28. MOVA-SE - De acordo com a Associação Americana do Coração, o sedentarismo, por si só, aumenta o risco de doença coronariana em, pelo menos, uma vez e meia. Exercícios diários moderados ajudam a aumentar o tempo de vida em até seis anos.

29. TENHA FÉ - Segundo o International Journal of Psychiatry and Medicine, ter uma crença forte em algo ajuda a combater o stress e problemas emocionais. Cultue uma religião, creia que fé pode mudar muitas coisas numa vida, se apegue sua crença, sem ela ninguém conseguirá sobreviver. O otimismo é o melhor caminho pra uma felicidade interior.


A vitória que vale a pena é a que aumenta sua dignidade e reafirma valores
profundos. Pisar nos outros para subir desperta o desejo de vingança.
02 - Estude sempre e muito.
A glória pertence àqueles que têm um trabalho especial para oferecer.
03 - Acredite sempre no amor.
Não fomos feitos para a solidão. Se você está sofrendo por amor, está com a
pessoa errada ou amando de uma forma ruim para você. Caso tenha se separado,
curta a dor, mas se abra para outro amor.
04 - Seja grato(a) a quem participa de suas conquistas.
O verdadeiro campeão sabe que as vitórias são alimentadas pelo trabalho em
equipe. Agradecer é a melhor maneira de deixar os outros motivados.
05 - Eleve suas expectativas.
Pessoas com sonhos grandes obtêm energia para crescer. Os perdedores dizem:
"isso não é para nós". Os vencedores pensam em como realizar seu objetivo.
06 - Curta muito a sua companhia.
Casamento dá certo para quem não é dependente.
07 - Tenha metas claras.
A História da Humanidade é cheia de vidas desperdiçadas: amores que não
geram relações enriquecedoras, talentos que não levam carreiras ao sucesso,
etc. Ter objetivos evita desperdícios de tempo, energia e dinheiro.
08 - Cuide bem do seu corpo.
Alimentação, sono e exercício são fundamentais para uma vida saudável. Seu
corpo é seu templo. Gostar da gente deixa as portas abertas para os outros
gostarem também.
09 - Declare o seu amor.
Cada vez mais devemos exercer o nosso direito de buscar o que queremos
(sobretudo no amor). Mas atenção: elegância e bom senso são fundamentais.
10 - Amplie os seus relacionamentos profissionais.
Os amigos são a melhor referência em crises e a melhor fonte de
oportunidades na expansão. Ter bons contatos é essencial em momentos
decisivos.
11 - Seja simples.
Retire da sua vida tudo o que lhe dá trabalho e preocupação desnecessários.
12 - Não imite o modelo masculino do sucesso.
Os homens fizeram sucesso a custa de solidão e da restrição aos
sentimentos. O preço tem sido alto: infartos e suicídios. Sem dúvida, temos
mais a aprender com as mulheres do que elas conosco. Preserve a
sensibilidade feminina - é mais natural e mais criativa.
13 - Tenha um orientador.
Viver sem é decidir na neblina, sabendo que o resultado só será conhecido,
quando pouco resta a fazer. Procure alguém de confiança, de preferência mais
experiente e mais bem sucedido, para lhe orientar nas decisões, caso
precise.
14 - Jogue fora o vício da preocupação.
Viver tenso e estressado está virando moda. Parece que ser competente e
estar de bem com a vida são coisas incompatíveis. Bobagem ... Defina suas
metas, conquiste-as e deixe as neuras para quem gosta delas.
15 - O amor é um jogo cooperativo.
Se vocês estão juntos é para jogar no mesmo time.
16 - Tenha amigos vencedores.
Aproxime-se de pessoas com alegria de viver.
17 - Diga adeus a quem não o(a) merece.
Alimentar relacionamentos, que só trazem sofrimento é masoquismo, é
atrapalhar sua vida. Não gaste vela com mau defunto. Se você estiver com um
marido/mulher que não esteja compartilhando, empreste, venda, alugue, doe...
e deixe o espaço livre para um novo amor.
18 - Resolva!
A mulher/homem do milênio vai limpar de sua vida as situações e os
problemas desnecessários.
19 - Aceite o ritmo do amor.
Assim como ninguém vai empolgadíssimo todos os dias para o trabalho,
ninguém está sempre no auge da paixão. Cobrar de si e do outro viver nas
nuvens é o começo de muita frustração.
20 - Celebre as vitórias.
Compartilhe o sucesso, mesmo as pequenas conquistas, com pessoas queridas.
Grite, chore, encha-se de energia para os desafios seguintes.
21 - Perdoe!
Se você quer continuar com uma pessoa, enterre o passado para viver feliz.
Todo mundo erra, a gente também.
22 - Arrisque!
O amor não é para covardes. Quem fica a noite em casa sozinho, só terá que
decidir que pizza pedir. E o único risco será o de engordar.
23 - Tenha uma vida legal.
Conversar com teu gnomo é o máximo, especialmente para agradecer.
.24 - Muita paz, harmonia e amor... sempre!


• Assim dizendo, ele traçou 20 regras de vida que foram colocadas em
Destaque no Instituto Francês de Ansiedade e Stress, em Paris. Dizem os
"experts" em comportamento que quem já consegue assimilar 10 delas, com certeza aprendeu a viver com qualidade.

Aqui estão as 20 regras de saber viver:

- Aprenda a dizer não sem se sentir culpado ou achar que magoou.. Querer agradar a todos é um desgaste enorme.

- Faça pausas de dez minutos a cada duas horas de trabalho, no máximo.
Repita essas pausas na vida diária e pense em você, analisando suas atitudes.

- Planeje seu dia, sim, mas deixe sempre um bom espaço para o improviso,
consciente de que nem tudo depende de você.

- Concentre-se em apenas uma tarefa de cada vez. Por mais ágeis que sejam
Os seus quadros mentais, você se exaure.

- Esqueça, de uma vez por todas,que você é imprescindível. No trabalho,
Em casa, no grupo habitual. Por mais que isso lhe desagrade, tudo anda sem a sua atuação, a não ser você mesmo.

- Abra mão de ser o responsável pelo prazer de todos. Não é você a fonte
dos desejos, o eterno mestre de cerimônias.

- Peça ajuda sempre que necessário, tendo o bom senso de pedir às pessoas certas.

- Diferencie problemas reais de problemas imaginários e elimine-os,
Porquê são pura perda de tempo e ocupam um espaço mental precioso para coisas mais importantes.

- Tente descobrir o prazer de fatos cotidianos como dormir, comer e tomar banho, sem porém achar que é o máximo a se conseguir na vida.

- Evite envolver-se na ansiedade e tensão alheias. Espere um pouco e
Depois retome o diálogo, a ação.

- Família não é você, está junto de você, compõe o seu mundo, mas não é a sua própria identidade.

- Entenda que princípios e convicções fechadas podem ser um grande peso, a trava do movimento e da busca.

- É preciso ter sempre alguém em que se possa confiar e falar abertamente. Ao menos num raio de cem quilômetros. Não adianta estar mais longe.

- Saiba a hora certa de sair de cena, de retirar-se do palco, de deixar a
roda. Nunca perca o sentido da importância sutil de uma saída discreta.

- Não queira saber se falaram mal de você e nem se atormente com esse
Lixo mental; escute o que falaram de bem, com reserva analítica, sem qualquer convencimento. Competir no lazer, no trabalho, na vida a dois, é ótimo... para quem quer ficar esgotado e perder o melhor.

- A rigidez é boa na pedra, não no homem. A ele cabe firmeza, o que é
Muito diferente.

- Uma hora de intenso prazer substitui com folga 3 horas de sono perdido. O prazer recompõe mais que o sono. Logo, não perca uma oportunidade de divertir-se.

- Não abandone suas três grandes e inabaláveis amigas: a intuição, a inocência e a fé..

- Entenda de uma vez por todas, definitiva e conclusivamente: Você é o que fizer

Algumas frases de efeito acabam sendo registradas em nossa mente. Dias atrás, alguém afirmou: “o ser humano é ainda a grande chave da vida”. E sempre será. Ainda bem que há convicção quanto ao diferencial diante de tudo o que existe. Quando a sociedade deixar em segundo plano o humano, o caos terá ocupado o espaço universal. É bem verdade que há sinalizadores desse caos.

Necessariamente, teremos que ficar mais atentos, buscando humanizar as relações e as condições.

Estudiosos gostam de apresentar dados. Isso até ajuda para desencadear revisões e ações. Afirma-se que, até 2030, haverá um milhão de pessoas com 100 anos.

Inclusive, notificou-se que já nasceu a pessoa que vai viver 150 anos. Neste contexto, em 2025, o Brasil estará em sexto lugar, numa escala mundial em número de idosos. De fato, com tantos avanços, será possível viver bem mais tempo. Há um desejo latente em querer viver mais e mais. Isso dinamiza a existência e desencadeia uma trama de cuidados, por vezes até excessivos.

No entanto, há um descompasso entre a ciência que tenta negar a possibilidade da morte e, por isso, amplia o somatório de anos em relação ao que denomina-se qualidade de vida. Seria simples demais apenas prolongar uma existência. O que edifica uma trajetória não é apenas o cronológico. É conveniente averiguar a tonalidade dos dias e dos anos. É próprio do humano querer viver mais e mais. Porém, a vida é determinada por aquilo que decidimos cultivar no mais profundo do ser. A interioridade conta muito, pois pode agregar significado aos anos que vão sendo vividos.

O que também acrescenta qualidade à existência, independente do número de anos, são as relações humanas. Por mais que se propague o individualismo, a convivência acaba por mensurar quem somos e o que desejamos alcançar. É no encontro com o outro que experimentamos o valor do existir. Somente quem se especializa no ato de conviver consegue adicionar valor à existência. Convém ampliar o horizonte, pois não basta correr atrás da eterna juventude física. É questão de inteligência viver equilibradamente.


>>Dicas de festa pro findi neste post, veja nas imagens...

Eu sou lúcida na minha loucura, permanente na minha inconstância, inquieta na minha comodidade. Pinto a realidade com alguns sonhos, e transformo alguns sonhos em cenas reais.

Choro lágrimas de rir e quando choro pra valer não derramo uma lágrima. Amo mais do que posso e, por medo, sempre menos do que sou capaz.

Busco pelo prazer da paisagem e raramente pela alegre frustração da chegada. Quando me entrego, me atiro e quando recuo não volto mais.

Mas não me leve a sério, sei que nada é definitivo.
Nem eu sou o que penso que eu sou.
Nem nós o que a gente pensa que tem.

Prefiro as noites porque me nutrem na insônia, embora os dias me iluminem quando nasce o sol. Trabalho sem salário e não entendo de economizar.

Não acredito em duendes, bruxas, fadas ou feitiços. Nem faço simpatias. Mas, rezo pra algum anjo de plantão e mascaro minha fé no Deus do otimismo.

Quando é impossível, debocho. Quando é permitido, duvido. Não bebo porque só me aceito sóbria, e não aposto em jogo de cartas marcadas.

Penso mais do que falo. E falo muito, nem sempre o que você quer saber. Eu sei. Gosto de cara lavada — exceto por um traço preto no olhar — pés descalços, nutro uma estranha paixão por camisetas velhas e sinto falta de uma tatuagem no lado esquerdo das costas.

Mas há uma mulher em algum lugar em mim que usa caros perfumes, sedas importadas e brilho no olhar, quando se traveste em sedução.

Se você perceber qualquer tipo de constrangimento, não repare, eu não tenho pudores mas, não raro, sofro de timidez. E note bem: não sou agressiva, mas defensiva.
Impaciente onde você vê ousadia.
Falta de coragem onde você pensa que é sensatez.

Mas mesmo assim, sempre pinta um momento qualquer em que eu esqueço todos os conselhos e sigo por caminhos escuros. Estranhos desertos.
E, ignorando todas as regras, todas as armadilhas dessa vida urbana, dessa violência cotidiana, se você me assalta, eu reajo.

Martha Medeiros...

Nenhum comentário: