quarta-feira, 7 de dezembro de 2016

;) Com todo perdão da palavra, eu sou um mistério para mim. Clarice Lispector

Um dia você aprende que deve obedecer. Um dia você aprende que não pode ter tudo o que quer, que gente que tem orgulho próprio é chato e que se deve ser solidário. Que você não deve confiar em ninguém, que deve 'fazer o bem sem olhar a quem', que, se for menino, não chora e que, se for menina, deve-se preservar.
Você vê que a vida é só uma e que deve aproveitá-la. Você aprende que deve-se pensar duas vezes antes de tomar qualquer atitude. Você aprende que deve aprender com seus erros e aprende que raramente aprende com seus erros. Você aprende a se contradizer, você aprende a mudar de idéia, você aprende a se calar, você aprende a aceitar. Aprende que deve lutar pelos seus ideais. Aprende que deve sonhar e que deve ter os pés no chão.

Você percebe que quem imita os outros não tem personalidade e que quem é autêntico é esquisito e excluído. Você aprende que as pessoas podem ser muito cruéis. Que as pessoas podem dar tudo de si mesmas para ajudar. Você aprende que sentir ciúmes é ruim. Você aprende que quem não sente ciúmes é desleixado.

Aprende que não deve se preocupar muito com as coisas. Aprende que não deve deixar a vida correr solta. Que o maior tesouro são os amigos e que você perde os amigos. E ao perder, ainda jogam na sua cara que não era uma amizade verdadeira. Que os outros te julgam e que você não deve julgar ninguém. Que deve-se olhar além das aparências. Que as pessoas te julgam pelo que você aparenta. Que dinheiro importa. Que amor acaba. Que amor verdadeiro não acaba. Que não existe amor verdadeiro. Que dinheiro não trás felicidade.

Aprende que quanto mais você se esforça, mais insuficiente parece ser. E que não se deve desistir dos sonhos. Também, que se deve desistir de coisas que não se consegue depois de tentar muito. Aprende que a vida é curta. Aprende que você ainda tem a vida toda pela frente. Aprende que há burrices como preconceito e discriminação. Aprende que sente preconceito. Aprende que julga os outros e aprende que se deve aprender a tratar as pessoas igualmente. Aprende que as pessoas não são iguais. Aprende que as pessoas somos iguais. E que alguns são mais iguais que os outros.

Aprende que não pode errar e que não se acerta sempre.

Aprende que cantar faz bem. Aprende que pode-se ser altamente repreendido por cantar. Aprende que dançar é bom e que as pessoas podem te repreender por dançar. Aprende que as pessoas te magoam sem nem precisarem de um motivo. E que podem fazer comentários como se você não se importasse com aquilo.

Aprende que quando a pessoa é fora dos padrões ela se sente ofendida quando lhe falam isso. Aprende que as pessoas são fora dos padrões e fingem não se importar. Que fazer piadas é legal e que é melhor fazê-las do que manter a amizade. E que quem não aceita as piadas são tolos. Que a sinceridade é utópica e desnecessária. Que sinceridade é tudo. Que confiança se perde fácil.

Aprende que por mais que tente o contrário, um dia vai magoar alguém. Aprende que com conversas tudo se resolve. Aprende que tem gente que não sabe conversar e que nessas conversas, as palavras podem funcionar como armas.

Aprende que de repente as palavras podem significar nada, algo muito importante ou várias coisas. Aprende que alguns momentos são inúteis... e que outros, que parecem ser tão simples, mudam tudo.

No fim, você aprende que tudo o que você aprende chega a um belo resultado: 

aporia.

Mario Quintana




“O tempo não pára! Só a saudade é que faz as coisas pararem no tempo...”

Mário Quintana

Saudade, palavra difícil, algumas línguas não possuem nem tradução.
Gosto de sentir saudade.
O tempo é maior disseminador de saudades.
Recordo-me bem de ter vivido um de meus melhores anos escolares, em 2010, o tempo leva-me até lá a todo o momento.
Gostaria de voltar no tempo, não para mudar, mas para viver aquele momento novamente.
Quando falo em saudade, ou simplesmente quando penso, meu coração aperta, sinto até dores.
Amigos, amigas, conhecidos, conhecidas, pessoas e pessoas passam por nós, mas as que nos conquistam ficam para sempre. Mesmo que você não se lembre do nome dela, ou de como ela era, mas sabe que ela foi muito importante para você em determinado momento.
Um dia disse a minha própria pessoa,
- Quero amar!
- Quero desejar!
- Quero ir para longe e estar por perto!
E voltei a pensar em saudade.
Percebi que meu mundo, nosso mundo nada seria sem saudade.
O que seria de um computador sem memória?
E o que seria de nós sem memória, sem lembranças, sem recordações?
Portanto, aprendi que sem saudade não é possível viver.
Pois vivemos saudade, dormimos saudade, e acordamos saudade.
Nada seríamos sem a saudade.
Aprendi que saudade não é algo ruim,
que a saudade possui o maior transportador,
o tempo.

E aprendi que a saudade é única possibilidade de irmos para longe e estarmos perto.

Jefferson da Silva Divino



Suponho que me entender não é uma questão de inteligência e sim de sentir, de entrar em contato...
Ou toca, ou não toca.

Clarice Lispector

 
É curioso como não sei dizer quem sou. Quer dizer, sei-o bem, mas não posso dizer. Sobretudo tenho medo de dizer, porque no momento em que tento falar não só não exprimo o que sinto como o que sinto se transforma lentamente no que eu digo.

Clarice Lispector




Não tenho tempo pra mais nada, ser feliz me consome muito.

Clarice Lispector
 


 

Nenhum comentário: