quarta-feira, 13 de outubro de 2010

ڴ Dia do Fisioterapeuta, parabéns a todos nós ...

"Mãos Concretas De Fisioterapeuta.

Mãos Que Flexionam, Alongam, Movimentam Pernas Que Dão Passos Apenas Na Imaginação...
Mãos Que Fazem Soprar O Pulmão Que Já Não Quer Respirar...
Mãos Que Põe Em Pé Crianças Que Só Fazem Deitar...
Mãos De Criação, Revivem E Retornam Caminhos De Um Corpo Quase Desfeito...
Mãos Que Revestem A Atrofia Como Poesia... O Toque... O Envolvimento... A Harmonia... A Compreensão Ao Acalmar O Pulsar De Um Coração... Ansioso Pelo Toque Dessas Mãos...”

JURAMENTO DO CURSO DE FISIOTERAPIA

Juro, no exercício de minha profissão, com ajuda de Deus, cumprir todos os deveres a ela inerente, com caridade, justiça e elevado zelo. Juro que, ao exercer a Fisioterapia, mostrar-me-ei sempre fiel aos preceitos da honestidade e da ciência. Nunca me servirei da profissão para corromper aos costumes ou favorecer o crime. Se eu cumprir este juramento com fidelidade, goze eu, a minha vida e a minha arte, de boa reputação entre os homens para sempre. Se o infringir ou dele me afastar, suceda-me o contrário.


" Quero te pegar no colo, te deitar no solo e te fazer...FISIOTERAPIA! "

FISIOTERAPEUTA É ASSIM...
Não fala, coordena vibrações nas cordas vocais...
Não pensa, faz sinapse...
Não toma susto, recebe respostas galvânicas incoerentes...
Não chora, produz secreções lacrimais...
Não espera retorno de e-mail, espera feed back...
Não perde energia, gasta ATP...
Não divide, faz meiose...
Não beija, permuta microorganismos...
Não se olha no espelho, faz avaliação postural...
Não tem pigarro, tem tosse improdutiva...
Não sofre fratura, tem descontinuidade abruta e traumática do osso...
Não dança, faz cinésio...
Não se apaixona, tem comportamento de padrão motor ativado pelas reações químicas induzidas pelas respostas emocionais...
Não respira, faz troca gasosa...
Não sente dor, tem estímulos nociceptivos...
Não se espreguiça, faz alongamento...
Não “malha”, faz movimentos de ação concêntrica e excêntrica...
Não caminha pela praia, deambula...
Não leva a colher à boca, faz movimento
cinésio-funcional...

cest.edu.br site da foto acima

Nenhum comentário: