sábado, 9 de outubro de 2010

>) Tecnotróia, grande evento deste findi




>>> http://sulrockblog.blogspot.com/2009/07/entrevista-com-rafinha-da-nick-lera.html


A banda Nick Lera é um trio originário de Espumoso/RS, formada pelos irmãos Rafael (vocal e baixo) e Mateus Spada (bateria) e Fernando K.B. Lera (guitarra).
A banda é influenciada por vertentes clássicas do Rock, representada por grupos que se destacaram nos anos 60,70,80 e por outros grupos que atualmente prezam pela energia deste estilo de música.
A Nick Lera vem tendo uma grande aceitação do público. Em abril deste ano, 2009, a banda deu um passo decisivo em sua história lançando seu primeiro CD.
Abaixo você confere uma entrevista sedida por Rafael Spada, Vocalista e baixista da Banda.






ENTREVISTA:




Sul Rock: Como surgiu e o que originou o nome da Banda?



Rafael: Por alguma razão inexplicável o Mateus sugeriu este nome logo que começamos os primeiros ensaios. Mais tarde, pesquisando na internet descobrimos que Nick Lera é o nome de um cinegrafista inglês que cobriu jornalisticamente fatos importantes como a guerra do Vietnã e o comunismo na Polônia. Hoje ele se dedica a produzir imagens em DVDs de locomotivas a vapor. Ele viaja o mundo perseguindo estes trens cada vez mais raros. A letra da música número um do CD é baseada na história desse cara.





Sul Rock: A Banda lançou em abril deste ano seu primeiro CD, com 11 faixas. Como foi a produção do primeiro CD?

Rafael: Foi suada (risos). Começamos este projeto em meados de 2008. Selecionamos algumas das dezenas de composições, terminamos os arranjos e ensaiamos. Depois fechamos contrato com o Estúdio D em Passo Fundo e fizemos parceria com o produtor Rodrigo Chaise. Na seqüência vem o processo de escolha dos instrumentos, timbres, participações e as sessões de gravação, que são cansativas. Depois de gravado e editado, os arquivos digitais foram enviados a Porto Alegre, onde foram realizadas a mixagem e masterização. Este trabalho foi da Casa Elétrica, estúdio de Vinícius Tonello, que já trabalhou com muitos artistas gaúchos, principalmente na Acit e Orbit Music. Enquanto isso, já trabalhávamos na concepção visual do disco, com fotos do jornalista e músico João Vicente Ribas e arte do designer Gustavo Rintzel. E não para por aí. Depois o material todo vai pra Manaus onde é prensado pela Microservice...ufa...é isso. E ainda passou por Santa Catarina, onde a Sttilo Assessoria Fonográfica organiza a parte legal e burocrática deste processo. Depois é só fazer o lançamento, divulgar, distribuir...

Sul Rock: O primeiro CD teve participações especiais, entre elas, se destaca a presença de Luís Henrique “Tchê” Gomes, da clássica banda gaúcha “TNT”. O que significou para a banda, ter em seu primeiro disco, a participação desse grande nome do Rock gaúcho?


Rafael: O TNT é uma das influências da banda. Escutávamos os caras desde a adolescência. Poder estar em contato hoje com estes e outros artistas, principalmente da cena gaúcha, é uma satisfação pra gente. O Tchê gravou pra gente o pedal steel (conhecido popularmente como guitarra havaiana) de O que eu Posso Fazer, o que deu um brilho especial na faixa, que tem uma pegada folk. Vale registrar também os teclados de Derek Koplin que é bacharel em Piano, um grande músico e amigo.

Sul Rock: Hoje em dia existem vários meios de se divulgar uma banda pela internet. Até que ponto você acha que a internet pode ajudar uma banda? Você é contra ou a favor dos downloads gratuitos de músicas pela internet?

Rafael: Acho que o advento da internet é mais positivo que negativo. Você encontra informações e material da Nick Lera nos mais diversos sites. Já ficamos entre as bandas mais acessadas do Palco MP3, por exemplo, que tem cerca de 20 mil artistas. O lado ruim é que ficou muito difícil vender CDs, mesmo a preços acessíveis. Mas é interessante saber que pessoas estão escutando a banda em Belo Horizonte, por exemplo. O desafio é fazer isso reverter de forma construtiva de fato pra banda. Ou seja, como vender música pra este ouvinte distante? Ou como fazer um show em Minas Gerais? Para a banda crescer não basta as pessoas saberem de sua existência, mas que isso retorne e você possa investir mais em viagens, material, equipamento. Hoje, todas as músicas do primeiro CD da Nick Lera estão disponíveis para download gratuito. Quem compra o CD é por realmente gostar deste formato e da banda. Particularmente eu costumo comprar CDs ou vinis de artistas que eu realmente gosto. Não são só as músicas, mas o papel, as fotos, a boa qualidade do áudio, as informações técnicas, as letras. Enfim, é a obra de arte integral, e não apenas arquivos soltos numa pasta de computador. Esta é a grande diferença. A Internet é uma ferramenta fantástica, uso ela diariamente. No entanto parece que a rapaziada tem acesso a muita coisa e não está se aprofundando em nada.

Sul Rock: Onde os fãs da NICK LERA encontram o CD para venda?

Rafael: Em Passo Fundo na Epidhemya Converse All Star e na Fiore. Também nos shows ou entrando em contato pela Internet. Não estamos trabalhando com nenhuma distribuidora.

Sul Rock: Finalizando, como você vê a cena Rock do Rio Grande do Sul hoje em dia?

Rafael: O rock não está na moda. Mas faz 30 anos que é assim. Já tivemos momentos melhores, mas existem muitas novas bandas no sul, no Brasil e no mundo. Na internet você vai conhecer coisas fantásticas se souber procurar. As mais famosas da nova geração pós Oasis são Strokes, Fratellis, Franz Ferdinand, Little Joy, MGMT, Kings Of Leon, The Raconteurs, White Stripes. No sul temos Efervescentes, Identidade, Pública, Locomotores, Dinartes. Desde que comecei o público dos shows de rock ficou selecionado, mas os lugares pra tocar se proliferaram, fruto da segmentação da noite. Hoje cidades muito pequenas têm dois, três Pubs onde bandas de rock tocam. E isso está em todo o lugar. Uma vez eram só clubes, com festas uma vês por mês. Já o pub abre toda a semana, às vezes vários dias por semana. O negócio é ter contatos bons, ou ter alguém que pode fazer isso por você.

Pra Gostar de Você
Nick Lera
Composição: Rafael Spada

Menina tu é cocaína
Se percebe que vai me perder
Dá um jeito de aparecer
E me deixa sempre viciado
Eu não quero gostar de você
Não preciso disso pra viver
Não, não quero ficar transtornado
Mais ainda estou fissurado
Eu não quero gostar de você
Não quero gostar de você

Menina canabis sativa
Me deixa longe sonhando acordado
Mas não fica assim tão pensativa
Que eu não quero mais ficar
Gostando de você
Não quero gostar de você

Chá de cogumelo
Me alucina enquanto espero
Uma só chance pra gostar de você
Pra gostar de você

Nenhum comentário: