sexta-feira, 7 de dezembro de 2012

:"A questão não é o que você olha, mas o que você vê."Henry Thoreau

Zé Geraldo e Banda (Folclórica) Ligado ao folk nacional desde o fim dos anos 1970, o compositor mineiro apresenta o show "Cidadão: Trinta e Poucos Anos", citando a canção "Cidadão", do disco "Terceiro Mundo", de 1979. O repertório inclui temas como "Como Diria Dylan". Sesc Santo Amaro - Teatro: R. Amador Bueno, 505 - Santo Amaro - Sul. Telefone: 5541-4000 Endereços 3ª Mostra Tom Jobim Emesp (Jazz) Em mais uma leva de apresentações da série da escola de música estadual, a regente americana Maria Schneider é destaque à frente de uma "big band", hoje (dia 7) e amanhã (8/12). O duo português Maria João & Mário Laginha completa a programação da semana. Sesc Pinheiros - Teatro Paulo Autran: R. Paes Leme, 195 - Pinheiros - Oeste. Telefone: 3095-9400 Endereços Cauby Peixoto (MPB) O autodefinido seresteiro do canto nacional lança novo disco, "Minha Serenata", com canções como "Rosa", de Pixinguinha, e "Três Lágrimas", de Ary Barroso. Estará amparado por um típico regional, com músicos como o violonista Ronaldo Rayol e o clarinetista Ubaldo Versolato. Sesc Ipiranga - Teatro: R. Bom Pastor, 822 - Ipiranga - Sul. Telefone: 3340-2000 Endereços Família Ozzetti (MPB) O espetáculo reúne dez músicos ligados ao sobrenome Ozzetti, como Ná Ozzetti, em versões de canções mútuas. Casa do Núcleo: R. Pe. Cerda, 25 - Vila Madalena - Oeste. Telefone: 3032-8401 Endereços Jards Macalé (MPB) Nome central da música brasileira desde os anos 1970, Jards revê seu disco de estreia que monta 40 anos, homônimo. Ele reúne os comparsas Lanny Gordin e Tutty Moreno, mão de obra do trabalho, além de Sizão Machado, em repertório com clássicos inestimáveis tal "Let's Play That" e "Farinha do Desprezo". Sesc Belenzinho - Teatro: R. Pe. Adelino, 1.000 - Quarta Parada - Leste. Telefone: 2076-9700 Endereços Marcelo Camelo (MPB) O compositor retorna ao repertório de seu segundo álbum solo, "Toque Dela". Amparado pela banda Hurtmold e por um naipe de metais, ele lembra também clássicos de seu repertório solo e com a banda carioca, como "Morena" e "A Outra". Sesc Vila Mariana - Teatro: R. Pelotas, 141 - Vila Mariana - Sul. Telefone: 5080-3000 Endereços Oswaldo Montenegro (MPB) Nome forte da MPB, o cantor e compositor apresenta seu novo show, "De Passagem", nome do disco homônimo de 2011. O repertório percorre sucessos como "Bandolins" e "Lua e Flor". Credicard Hall: Av. das Nações Unidas, 17.955 - Vila Almeida - Sul. Telefone: 4003-5588 Endereços Sons da Nova (MPB) A série destaca a cantora Isabella Taviani, que apresenta o repertório romântico de seu disco mais recente, "Eu Raio X", o quinto da carreira. Tom Jazz: Av. Angélica, 2.331 - Higienópolis - Centro. Telefone: 3255-0084 Endereços Grupo Revelação (Pagode) A banda carioca de pagode apresenta sucessos como "Só Vai de Camarote" e "Aventureiro", além da versão de "Sina", de Djavan. Carioca Club: R. Cardeal Arcoverde, 2.899 - Pinheiros - Oeste. Telefone: 3813-8598 Endereços Playing for Change (Pop) Ao vivo, o grupo reúne dez músicos de rua de vários lugares do mundo, como Estados Unidos, Holanda e Congo, reunidos pelo produtor musical Mark Johnson. O projeto como um todo abrange mais de cem músicos e gravita em torno de um conceito de "paz através da música". Destaque para os cantores Grandpa Elliot, de Nova Orleans, e Clarence Bekker, do Suriname, seus rostos mais conhecidos. O repertório inclui temas consagrados como "One Love", de Bob Marley, e "Stand By Me", originalmente de Ben E.King, eternizada na voz de John Lennon. Bourbon Street Music Club: R. dos Chanés, 127 - Indianópolis - Sul. Telefone: 5095-6100 Endereços Pato Fu (Pop Rock) O inventivo e sempre despudoradamente pop grupo mineiro revê os 20 anos de carreira. O repertório inclui sucessos autorais, como "Canção para Você Viver Mais" e versões como a de "Ovelha Negra", de Rita Lee, revista no ótimo disco "Música de Brinquedo". Sesc Santo André - Espaço de eventos: R. Tamarutaca, 302 - Vila Guiomar - Santo André. Telefone: 4469-1200 Endereços Trovadores do Miocárdio (Romântica) O grupo tem em Fausto Fawcett e Xico Sá seus pilares e caracteriza-se por abrir as portas a convidados. Nesta semana, as atrizes Carolina Fauquemont e Adelita Ahmad formam o quarteto em releituras de canções românticas (ou mesmo ultraromânticas, evocando a dramaticidade da célebre escola literária) em nomes como Nick Cave, Lou Reed e Serge Gainsbourg. Casa de Francisca: R. José Maria Lisboa, 190 - Jardim Paulista - Oeste. Telefone: 3052-0547 Endereços Bar do Cidão (Samba) Clima de botequim, com samba, chorinho e simplicidade nas porções e drinques são a receita do sucesso -particularmente de quinta a sábado. R. Dep. Lacerda Franco, 293 - Pinheiros - Oeste. Telefone: 3813-3111 Endereços Bar Mangueira (Samba) A casa aposta no repertório em que predomina o samba de raiz. O barracão com diversas referências à Mangueira também serve feijoada para duas pessoas, que custa R$ 38. R. Cláudio Soares, 124 - Pinheiros - Oeste. Telefone: 3034-1085 Endereços Bargaça (Samba) A roda aos sábados faz sucesso entre egressos do curso de música da Unicamp. Às quintas, o "Miscelânea Brasileira" traz choros, marchas, frevo e baião. R. Aspicuelta, 30 - Pinheiros - Oeste. Telefone: 8198-2525 Endereços Ó do Borogodó (Samba) Com programação que inclui choro, partido alto e samba, a casa agrada a jovens universitários e está quase sempre lotada. Aos sábados, o bar oferece sua tradicional feijoada. R. Horácio Lane, 21 - Pinheiros - Oeste. Telefone: 3814-4087 Endereços Traço de União (Samba) Aos sábados, a casa abriga público variado em busca de sua feijoada, desde famílias até garotas produzidas e estrangeiros, ao som da banda Traço de União e de Almir Guineto, ex-integrante do Fundo de Quintal. R. Cláudio Soares, 73 - Pinheiros - Oeste. Telefone: 3031-8065 Endereços Você Vai Se Quiser (Samba) Os frequentadores se mesclam a integrantes de escolas de samba na roda, que bomba aos sábados sob a liderança da cantora Graça Braga. R. João Guimães Rosa, 241 - Consolação - Oeste. Telefone: 3129-4550 Endereços Recomrndo @ http://www.rollingstonesitalia.com/news.php @ http://www.rollingstonemagazine.it/ @ http://www.rollingstonemagazine.it/musica/notizie/i-ryksopp-rileggono-i-depeche-mode/613405 dicembre 2012 Il duo norvegese ai tempi di "Junior", Foto EMI/Astralwerks In attesa di poter ascoltare i nuovi dischi di Röyksopp e Depeche Mode, entrambi attesi per il 2013, i primi hanno reinterpretato i secondi per la tv norvegese e, di rimbalzo, per YouTube, dove la loro cover di Ice Machine è arrivata a stretto giro. I due manipolatori-produttori Svein Berge e Torbjørn Brundtland hanno ripreso una b-side di Dreaming of Me, singolo del 1981 che vide il debutto della formazione di Martin Gore, Dave Gahan ed Andy Fletcher (c'era ancora Vince Clarke nella band!). Inutile dire che questa Ice Machine esce dal trattamento nordico decisamente attualizzata, e a cantare c'è l'elegante Susanne Sundfør: @ http://www.rollingstone.com.ar/ @ http://www.rollingstone.com.ar/1533323-fito-paez-ponerse-por-fuera-del-conflicto-me-parece-tibio Comentá364 . .04.12.2012 | 18:39 Fito Páez: "Ponerse por fuera del conflicto me parece tibio" Después de trece años, el artista rosarino vuelve a la tapa de Rolling Stone con una entrevista a fondo Galería Fotos de Marcos López . En la vida de Fito Páez, 2012 no fue un año cualquiera: el vigésimo aniversario de El amor después del amor, el disco más vendido de la historia del rock argentino, lo llevó a una revisión completa de aquel momento de quiebre, y la conexión emocional entre el público y aquellas canciones clásicas queda expuesta en cada escala de la gira internacional que se extenderá hasta el otoño. En ese momento dulce, Páez vuelve a la tapa de Rolling Stone después de trece años (la última había sido en septiembre de 1999, junto a Cecilia Roth), encabezando el Anuario 2012. Detrás de una potente producción de fotos de Marcos López (otro regreso con gloria para RS), Fito se entrega a una entrevista abierta, llena de historias personales, ideas sobre el mundo, confesiones y opiniones políticas que convocan al debate. Realizada por Pablo Plotkin entre su departamento de Recoleta y una casa en La Cumbre donde demeó su próximo álbum, la entrevista contiene definiciones como las que reproducimos a continuación. Antes del estallido "En ese momento [la época previa a El amor después del amor] no tenía ni para pagar el alquiler. Trabajaba poco, habían matado a mi familia... Estaba muy paria. Vivíamos de prestado en la casa de un amigo en Hidalgo y Arengreen, llena de piojos y ladillas. Pero teníamos la plata para comprar cerveza y ensayar todos los días. No necesitábamos más que eso." La pérdida "El haber tenido una conciencia de la muerte tan temprana [su madre murió cuando él tenía ocho meses], a lo mejor te pone todo en un punto de vista diferente, y en algunos momentos de tu vida te ayuda. Relax, no llevemos las cosas hasta allá porque no vale la pena. A veces es difícil, porque es una especie de nube negra que existe en el mundo, que vos conocés y estás consciente de eso permanentemente. Pero a la vez hace que puedas disfrutar de cada pequeña situación. Creo que cuando las personas no tienen conciencia de lo poco que dura todo, inevitablemente aparece el conflicto de fondo. Pero bueno, a las personas amadas hay que amarlas con mierda y todo. Exijo lo mismo para mí." La economía "Yo no tengo una cuenta bancaria que me permita parar dos meses, por ejemplo. No te olvides que cuando gané dinero fue con El amor después del amor, y eso lo invertí todo en hacer el estudio [Circo Beat] y en [la película] Vidas privadas, que me llevó muchos años. Siempre tuve una economía estándar, digamos. De llegar mes a mes. Sumado a los movimientos familiares -los niños, los viajes, las mujeres con las que viví, las separaciones- todo eso te genera una navegación, digamos, hace que tengas que estar activo." Las rupturas "Nadie arma una pareja para que se rompa [se refiere a su ruptura con Romina Richi]. Todas las separaciones son situaciones traumáticas. Son cosas que no te dejan bien parado. Pero, por otro lado, cuando uno era más joven la vida era eso, lo que pasaba dentro de la relación amorosa. Con los años, eso va ocupando el lugar correcto, porque hay muchos otros intereses. Lo que siempre intento con todas las personas que me vinculo es quedar en buenos términos. Si para algo sirve la inteligencia es para eso. De todas formas, ahora que pasó el tiempo, supongo que debe ser bastante bravo estar conmigo." Charly "De muy chiquito, cuando entré a la sala de García por primera vez y él estaba haciendo Modern Clix -es un momento que recuerdo con mucha precisión-, lo veo al tipo armar 'Bancate ese defecto', 'No soy un extraño', 'Pecado mortal'... y digo, 'Ah, ah, ah... si voy para adelante, me lo tengo que cargar a éste'. La herencia te toma, no la decidís. En un momento te agarró y ya estás adentro." La división política "Creo que esta época está buena por la claridad de las posiciones que se toman. Y hablar de un país dividido, y ponerse por fuera de eso, me parece que es un poco tibio. Como si el conflicto estuviera afuera: yo miro la pelea que tienen ustedes. Yo no lo veo así. Yo veo que hay una gente intentando construir algo que se parece más a los valores con los que fui criado. Y la otra gente no, la otra gente tiene una tradición de las cosas que a mí no me gustan. Entonces no sé si los quiero en mi mesa. Tenemos que convivir. Aprender a discrepar sin llegar al chumbo." El kirchnerismo "Honestamente, lo que siento es que todo lo que está ligado al kirchnerismo se parece más a mí. Todo lo que están haciendo, desde que arranca Néstor hasta acá, me interesa, me parece que es noble. Después sí, están las líneas medias, no sé qué pasa allí. Tampoco entiendo a los que dicen que Cristina no habla con nadie. ¿Con quién se va a sentar a hablar sobre cómo manejar un país? Ahí hay planes, ideas. En todo caso: ganen las elecciones y gobiernen. Si cada decisión la tenés que consultar con los 200 oligofrénicos que tienen micrófono en un programa de televisión, es imposible. Las decisiones se toman en una habitación. El resto es escena. No se sabe nada." El rol del artista "Lo que hace un artista es intentar no perder nunca la capacidad de jugar, esa manera natural de meterse en problemas que uno tiene cuando es niño. Es la tarea de la vida adulta: entender que no existe el adulto como figura a la cual arribar. Porque en ese momento te transformás en una estatua, en un prócer, en un tarado. La tarea es recordárselo a la tribu: no nos olvidemos que sabemos mirar, abrazar, reír, no nos olvidemos que podemos decir lo que queramos. Ahí está lo más salvaje y hermoso de nuestro corazón: no tener miedo. No hay que tratar de rescatarse delante de nadie. Estamos todos perdidos en el universo." @ Lamentável perda ... http://noticias.uol.com.br/cotidiano/ultimas-noticias/2012/12/06/corpo-de-niemeyer-foi-embalsamado-de-madrugada.htm Notícias Fotos Vídeos Relembre a trajetória do arquiteto 06/12/201207h32 > Atualizada 06/12/201208h40 Corpo de Niemeyer foi embalsamado de madrugada no Rio Do UOL, em São Paulo O corpo do arquiteto Oscar Niemeyer, 104, foi embalsamado no laboratório da Santa Casa de Misericórdia, no bairro de Inhaúma, na zona norte do Rio de Janeiro, durante a madrugada desta quinta-feira (6). Veja a trajetória de Niemeyer No início da manhã, foi levado em cortejo de volta ao Hospital Samaritano, em Botafogo, zona sul da capital, onde morreu na noite de ontem (5). Ele estava internado desde o dia 2 de novembro, vítima de complicações renais e desidratação. Por volta das 10h, o corpo será levado, também em cortejo, para o Aeroporto Internacional Antonio Carlos Jobim (Galeão), de onde seguirá para Brasília. O velório será no Palácio do Planalto. O enterro deve ocorrer na sexta-feira (7) à tarde, no Cemitério São João Batista, em Botafogo. Segundo o neurocirurgião Paulo Niemeyer, sobrinho de Oscar Niemeyer, a própria presidente Dilma Rousseff entrou em contato com a família e ofereceu o Palácio do Planalto como local para velar o corpo do arquiteto. A capital federal é considerada a maior realização de Niemeyer. Gostava de desenhar, e o desenho levou-me à arquitetura. Lembro-me que ficava com o dedo no ar desenhando. Minha mãe perguntava: 'o que está fazendo menino?' 'Desenhando', respondia com a maior naturalidade. O prefeito do Rio, Eduardo Paes, esteve no Hospital Samaritano, em Botafogo, prestando os pêsames à família do arquiteto. Segundo ele, após o velório na capital federal, o corpo de Niemeyer retornará ao Rio e será velado no Palácio da Cidade, sede da prefeitura, em Botafogo, que ficará aberta à visitação pública. Paes decretou luto oficial de três dias na cidade. Em nota, o prefeito disse que um dos maiores gênios que o Brasil deu ao mundo, Oscar Niemeyer foi mais do que um arquiteto brilhante e inovador que desafiou a lógica e contorceu as formas para criar verdadeiras obras de arte. Mais "Foi um privilégio ter a presença de Niemeyer nas nossas vidas", diz Ziraldo Dilma, Lula, Sérgio Cabral e políticos homenageiam Niemeyer Niemeyer "mudou a arquitetura do mundo", diz Gullar Famosos se despedem "Ele construiu marcos e deixou a sua marca na paisagem e na história de nosso país. Carioca, ele tinha com o Rio de Janeiro uma relação especial”, disse. "O Brasil e o mundo perderam hoje um homem que dedicou toda a sua vida a produzir beleza. Mas o que ele criou ficará entre nós como a lembrança de um grande carioca que fez a diferença.", completou Paes na nota. O Comitê Intergovernamental para a Salvaguarda do Patrimônio Cultural Imaterial da Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura), fez hoje um minuto de silêncio em memória do arquiteto. A homenagem, a pedido do governo brasileiro, serviu para lembrar o prêmio Unesco que ele recebeu em 2001, na categoria Cultura. Niemeyer participou da concepção da sede das Nações Unidas em Nova York, matriz da Unesco e projeto de seu mestre, Le Corbusier. Infecção respiratória O médico intensivista e clínico Fernando Gjorup, que nos últimos anos foi o médico do arquiteto, disse que o arquiteto morreu às 21h55 ao lado membros da família, entre eles netos e sobrinhos. Segundo Gjorup, "de ontem para hoje, o paciente apresentou uma piora. Os exames de sangue já vinham mostrando isso. Hoje pela manhã, o estado de saúde piorou ainda mais e ele precisou da ajuda de aparelhos para respirar", disse. Muito abalado, o médico declarou que o arquiteto morreu vítima de infecção respiratória. Gjorup declarou ainda que Niemeyer, neste último mês, onde ficou internado por 33 dias no Hospital Samaritano, nunca falou em morte, sempre falou da vida. "Pela manhã apresentou insuficiência respiratória, teve que ser entubado e ventilado por aparelho e à noite ele não tolerou e veio a falecer". Veja Álbum de fotos Vida e obra Niemeyer foi um dos principais expoentes da arquitetura moderna e projetou o Brasil internacionalmente. O carioca ganhou reconhecimento a partir da exploração das possibilidades plásticas e construtivas do concreto armado, produzindo obras grandiosas e inventivas, marcadas pelo abuso de curvas em detrimento das linhas e ângulos retos. Suas obras --prédios públicos e privados, monumentos, esculturas e igrejas-- marcam a paisagem das principais cidades brasileiras e espalham-se por vários países do mundo, como Estados Unidos, França, Espanha, Alemanha, Itália, Argélia, Israel e Cuba, entre outros. Niemeyer projetou grande parte das obras de Brasília, entre elas a praça dos Três Poderes, os prédios do Congresso Nacional, do STF (Supremo Tribunal Federal) e o Palácio do Planalto. Considerado um revolucionário e um dos pais do modernismo na arquitetura, Niemeyer, um comunista ferrenho, seguiu trabalhando até praticamente o fim de seus dias. Em São Paulo, projetou o Memorial da América Latina, o edifício Copan e as construções do Parque do Ibirapuera; no Rio, concebeu o Museu de Arte Contemporânea de Niterói e a Marquês de Sapucaí; em Belo Horizonte, projetou todo o Conjunto Arquitetônico da Pampulha. O arquiteto desenhou também esculturas e mobílias, escreveu livros e, depois do centenário, lançou até um disco de samba. Marxista convicto, militou no PCB (Partido Comunista Brasileiro) durante várias décadas, mudou-se para a França durante a ditadura militar e manteve amizade com Luís Carlos Prestes e Fidel Castro. Veja Álbum de fotos Últimos anos A mulher do arquiteto, Annita, morreu em 2004; dois anos depois, Niemeyer casou-se com Vera Lúcia, que era sua secretária. Em 2007, ao completar cem anos de idade, Niemeyer recebeu diversas homenagens e foi tema de muitas exposições e eventos. No ano seguinte, fundou no Rio a revista "Nosso Caminho". Dois anos depois, aventurou-se no mundo da música, com o disco de samba de raiz "Tranquilo com a Vida", gravado em parceria com seu enfermeiro Caio Almeida e com o músico Edu Krieger. Também em 2008 foi inaugurada uma escultura do brasileiro em homenagem ao povo cubano na Universidade de Ciências Informáticas de Havana; um presente de Niemeyer ao líder Fidel Castro. Em 25 de março de 2011 foi inaugurado em Avilés, na Espanha, o Centro Cultural Oscar Niemeyer, mas o espaço foi fechado nove meses depois, por determinação do governador da província. O fechamento irritou Niemeyer e provocou protestos na cidade. No dia 8 de fevereiro de 2012, em sua última grande aparição em público, o arquiteto acompanhou a inauguração do sambódromo do Rio, que havia passado por reformas de ampliação e adequação da obra ao projeto original. Na ocasião, Niemeyer foi aplaudido por operários da obra e agradeceu: "Estou muito feliz. Essa obra não é só minha, é do grupo que trabalha comigo. Estou muito contente e entusiasmado em ver um trabalho como esse, que foi feito para alegrar o povo." Niemeyer deixa uma filha netos, bisnetos e trinetos. Sua filha, Anna Maria, morreu em junho, aos 82 anos, por complicações decorrentes de um enfisema pulmonar. Saiba mais sobre: Oscar Niemeyer @ http://noticias.uol.com.br/saude/ultimas-noticias/redacao/2012/12/03/alimento-organico-versus-nao-organico-qual-o-melhor.htm 03/12/201207h00 Alimento orgânico versus não orgânico: qual o melhor? 14 Luciana Alvarez Do UOL, em São Paulo Renato Stockler/Folha Press Para alguns, vale sim a pena procurar por eles e até pagar um pouco a mais; a recompensa é um alimento mais saboroso, livre de agrotóxicos e mais amigável ao meio ambiente Seja qual for o médico ou nutricionista consultado, 100% deles recomendam o consumo de verduras, legumes e frutas como forma de garantir uma boa saúde. Mas essa unanimidade se esfacela na hora de dizer se os alimentos orgânicos são mais saudáveis que os demais. E a polêmica parece que ainda está muito longe de ser resolvida em definitivo. Para alguns, vale a pena procurar por eles e até pagar um pouco a mais; a recompensa é um alimento mais saboroso, livre de agrotóxicos e mais amigável ao meio ambiente. Mas há os que defendam que, sob o ponto de vista da saúde do consumidor, não há provas de que os orgânicos tragam benefício extra e, portanto, não faz diferença a forma como o alimento é produzido. A corrente que defende a indiferenciação entre orgânicos e não-orgânicos ganhou fortes argumentos com a publicação no início de setembro do mais amplo estudo de meta-análise (compilação de vários estudos científicos) feito até o momento, mostrando que, sob o aspecto da quantidade de nutrientes – como carboidratos, proteína, vitaminas e minerais – há pouca ou nenhuma diferença entre os orgânicos e os demais. Para chegar à conclusão, pesquisadores da Universidade Stanford, coordenados pela médica Dena Bravata, fizeram uma revisão de 17 acompanhamentos clínicos em humanos e 233 pesquisas que comparavam os níveis de nutrientes e contaminantes em alimentos, de acordo com a forma de produção. Segundo Durval Ribas Filho, presidente da Abran (Associação Brasileira de Nutrologia), esse resultado já era esperado, pois na prática clínica nenhum médico observa diferenças na nutrição de pacientes que só consomem orgânicos. “Muitas vezes a versão do fato é mais forte que o fato. Até o momento, o fato é que não há comprovação científica de que a composição dos alimentos orgânicos seja melhor que os demais”, diz. Mas o nutrólogo ressalta que, de forma nenhuma, isso significa ele esteja desaconselhando o consumo de orgânicos. “Ambos fazem bem à saúde. Frutas, verduras e legumes devem ser consumidos sempre. Se a diferença nutricional ainda não foi observada cientificamente, é certo que existe um lado filosófico e ambiental”, afirma. Ribas Filho alerta apenas que, orgânicas ou não, as hortaliças precisam ser bem lavadas, pois independentemente do tipo de produção elas podem ter contaminações por bactérias como salmonela e E.coli, por exemplo. Confira o índice de agrotóxico encontrado em alguns alimentos Foto 1 de 8 - Pimentão: no Para (Programa de Análise de Resíduos de Agrotóxicos de Alimentos) de 2011 da Anvisa, mais de 90% das amostras de pimentão possuíam agrotóxicos em excesso, ou produtos proibidos no Brasil Luiz Carlos Murauskas/Folha Imagem - 11.06.2008 Outros contaminantes Embora a pesquisa de Stanford não aponte diferenças nutricionais significativas, ela mostrou que nos alimentos orgânicos há 30% menos risco de contaminação por pesticidas. Segundo os pesquisadores, porém, a questão não preocupa porque os níveis de agrotóxicos encontrados estavam dentro dos limites aceitáveis. Especialistas brasileiros, no entanto, defendem que só isso já é motivo suficiente para preferir os orgânicos. Afinal, mesmo sendo baixo o risco de problemas sérios advindo da ingestão de aditivos químicos aos alimentos, nos orgânicos o risco é zero. “Estudos indicam que se ingerirmos quantidades dentro dos valores diários aceitáveis não sofreremos danos à saúde, ainda assim os orgânicos são melhores por não conterem nenhum aditivo químico”, afirma a pesquisadora Edinéia Dotti Mooz, do Grupo de Pesquisa em Segurança Alimentar e Nutricional da Esalq, USP. Ou seja, se do ponto de vista do valor nutricional não foram comprovadas diferenças, há outros critérios que levam os orgânicos a serem melhores. Além disso, uma limitação do estudo é que não foram levadas em consideração as consequências da exposição a pesticidas a longo prazo – os acompanhamentos clínicos analisados tinham no máximo dois anos de duração. Isso pode fazer uma grande diferença: pequenas quantidades de agrotóxicos sozinhas podem não ser prejudiciais, mas acumuladas têm o potencial de causar efeitos nocivos, que só serão percebidos 10 ou 15 anos depois. O mesmo vale para os antibióticos e hormônios dados aos animais de corte, que acabam entrando no organismo de quem os consome. Sobre esse aspecto, existe de fato uma larga “zona de incertezas”, afirma a médica Raquel Rigotto, professora de Saúde Comunitária da Universidade Federal do Ceará: “Cada estudo avalia um elemento por vez, mas nós temos uma exposição múltipla. Portanto, não há certezas sobre a interação entre eles no nosso organismo ou no próprio alimento”. Na falta de resultados conclusivos, o ideal seria adotar o princípio da precaução, defende Rigotto. “Dizem que não há estudos provando que agrotóxicos fazem mal. Mas a lógica deveria ser a contrária: existem estudos comprovando que eles não fazem mal?”, questiona. Segundo ela, já existem evidências vindas de estudos epidemiológicos de que os agrotóxicos podem causar alergias, problemas de fertilidade, doenças neurológicas e cânceres. Ribas Filho, no entanto, acredita que as pessoas não precisam se alarmar. “Se usadas dentro dos padrões permitidos, não há indícios de perigo dessas substâncias. Se os alimentos atuais fizessem mal, não estaríamos assistindo ao aumento constante da expectativa de vida da população”, diz. Realidade nacional Um problema enfrentado pelo consumidor brasileiro é que os limites legais frequentemente são ignorados. Desde 2002, a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) faz análises anuais de resíduos de agrotóxicos em alimentos e, ano após ano, encontra inúmeras substâncias vetadas, ou o uso das permitidas acima dos patamares considerados seguros. Na última análise, por exemplo, mais de 90% das amostras de pimentão estavam fora das normas da Anvisa. No balanço geral, das 2.488 amostras coletadas, 28% estavam insatisfatórias. Um novo estudo sobre o uso de agrotóxicos deve ser divulgado na primeira quinzena de dezembro. E mesmo as regras brasileiras são consideradas frouxas por alguns pesquisadores. O governo aceita atualmente a utilização de 434 ingredientes ativos, usados para evitar pragas como fungos, insetos, roedores, moluscos, formigas e ervas daninhas. Entre essas substâncias, pelo menos 24 já foram banidas nos Estados Unidos, Canadá ou Europa. “E todos os estudos que liberam os pesticidas e adubos químicos são de curto prazo. Na prática, como não se sabe se fazem mal ao longo do tempo, libera-se o uso. Mas antes deveríamos ver se realmente fazem mal”, afirma a nutricionista Elaine de Azevedo, autora do livro Alimentos Orgânicos (Editora Senac) e professora da Universidade Federal de Grande Dourados (MS). Por isso, ela recomenda, sim, a opção pelos orgânicos, mesmo que sejam um pouco mais caros. “O orgânico merece ser mais caro, porque seu valor real é maior: um produto que respeita o homem do campo, não polui e não traz doenças”, afirma Azevedo. Uma dica para não se pagar preços abusivos é procurar feiras e sacolões específicos de orgânicos, que costumam oferecer mais variedade e valores menores dos que nas grandes redes de supermercados. Cuidados para minimizar riscos Quando não for possível consumir apenas produtos orgânicos, seja pelo preço proibitivo ou pela falta de oferta, algumas atitudes podem minimizar a ingestão de insumos artificiais junto com os alimentos. Uma delas é comprar apenas produtos de época. “Fora da estação adequada é quase certo que uma fruta, verdura ou legume tenha recebido cargas maiores de agrotóxicos. Escolha outro produto que o substitua em termos nutricionais”, aconselha a Jocelem Salgado, professora de Nutrição da Esalq, USP. Também é sempre mais seguro comprar produtos de sua região. “Alimentos que percorrem longas distâncias normalmente são pulverizados pós-colheita e possuem alto nível de contaminação”, explica a professora. Outra dica de Salgado é diversificar o consumo: “Além de propiciar boa variedade de nutrientes, reduz a chance de exposição a um mesmo agrotóxico”. Embora não se possa eliminar completamente os agrotóxicos, medidas como retirar as folhas externas das verduras, lavar todos os alimentos em água corrente e mergulhá-los em uma solução de água com vinagre ajudam a retirar parte deles. Quando se trata de frangos, a recomendação de Salgado é retirar a gordura e pele, pois algumas substâncias tóxicas se acumulam em tecidos adiposos. O que é alimento orgânico? Orgânico é o alimento cultivado sem pesticidas, defensivos agrícolas, adubos inorgânicos ou sementes trangênicas, e produzido de uma forma que não prejudique o ecossistema local, como contaminar as águas de um rio. Se for de origem animal, o produto não deve ter antibióticos, hormônios do crescimento ou outras drogas veterinárias. Além disso, os produtores devem assegurar instalações adequadas visando o bem-estar dos animais que, aliás, costumam viver livres e não confinados. Quando se fala de produtos orgânicos processados, como sucos e geleias, além de contar com matérias-primas orgânicas, eles não podem incluir aditivos sintéticos na fabricação (corantes, aromatizantes, conservadores, etc). Para alguns, o conceito de orgânico também abarca um sistema de produção que respeite a mão-de-obra envolvida, oferecendo condições de trabalho e salários dignos. Como esse critério não é amplamente utilizado, alguns preferem usar o termo “agroecológico” para diferenciar os alimentos feitos dessa maneira. “O agroecológico tem a consciência de sustentabilidade com o ecossistema e com a qualidade de vida para o trabalhador. Há empresas que cultivam sem agrotóxicos, mas fazem monoculturas e exploram a mão-de-obra”, afirma a médica Raquel Rigotto, professora do Departamento de Saúde Comunitária da Universidade Federal do Ceará. Saiba quando é melhor optar por orgânicos para alimentar as crianças Mercado de alimentos orgânicos no Brasil movimenta R$ 500 milhões Expansão da classe média influencia crescimento do mercado de orgânicos Análises trazem resultados contraditórios sobre nutrientes dos alimentos orgânicos @ http://entretenimento.uol.com.br/noticias/redacao/2012/10/18/humorista-danilo-gentili-lanca-revista-em-quadrinhos-para-ipad-inspirada-na-sua-vida.htm Humorista Danilo Gentili lança revista em quadrinhos para iPad inspirada na sua vida Comente Do UOL, em São Paulo Divulgação Quadrinho "O Mundo Contra Danilo Gentili" Nesta semana, o humorista Danilo Gentili lança a história em quadrinhos para iPad "O Mundo Vs Danilo Gentili", inspirada no roteiro do jogo para videogame que ajudou a criar em 2010 e que tem tom autobiográfico. Com versão em inglês e português e nome que faz referência a "Scott Pillgrim vs The World", HQ que ganhou adaptação cinematográfica em 2010, a revista leva as piadas sacanas típicas de Gentili, além de inimigos ninjas e clones do humorista, que representam os obstáculos que ele enfrenta na vida diária. http://guia.uol.com.br/noticias/2012/12/05/elton-john-faz-shows-no-brasil-em-2013.htm 05/12/201216h11 Elton John faz shows em São Paulo, Porto Alegre e Brasília em fevereiro e março de 2013 Do UOL, em São Paulo Getty Images Elton John acena para o público durante um jogo do Watford; cantor já foi dono e é presidente honorário do clube inglês O cantor e compositor Elton John chega ao Brasil em fevereiro e março de 2013 para shows da turnê “40th anniversary of the Rocket Man”. O artista faz apresentações em São Paulo, Porto Alegre e Brasília. As performances ocorrem no dia 27 de fevereiro, no Jockey Club, na capital paulista; 5 de março no estádio Zequinha, na capital gaúcha, e 8 de março no Centro de Convenções Internacional, na capital federal. Para os shows em São Paulo e Brasília, os ingressos começam a ser vendidos a partir de 8 de dezembro. Já para o show em Porto Alegre, a venda será iniciada no dia 10 de dezembro. A apresentação em São Paulo faz parte do projeto Open Sounds, da produtora XYZ Live. A compra poderá ser feita pelo site www.livepass.com.br, para os shows de São Paulo e Porto Alegre, ou no site www.ingressorapido.com.br para a apresentação em Brasília. Em São Paulo, os ingressos variam entre R$ 1 mil (Cadeira Premium A, numerada) e R$ 250 (Cadeira Setor G). Em Porto Alegre, entre R$ 180 (Pista) e R$ 750 (Vip Lounge, cadeira numerada). Em Brasília, a variação é entre R$ 200 (Pista) e R$ 450 (Camarote). SÃO PAULO Quando: 27 de fevereiro de 2013 Onde: Jockey Club Quanto: Cadeira Premium A – R$ 1 mil0 (cadeira numerada) Cadeira Premium B – R$ 900 (cadeira numerada) Cadeira Setor C- R$ 650 Cadeira Setor D- R$ 550 Cadeira Setor E- R$ 450 Cadeira Setor F- R$ 350 Cadeira Setor G- R$ 250 Classificação etária: Livre * Meia-entrada concedida para aposentados, idosos, professores das redes públicas Estadual e Municipal e Estudantes do ensino fundamental, médio, sequenciais de graduação e pós graduação, mediante apresentação de carteira estudantil do ano letivo com foto no ato da compra e no acesso ao evento. Início das vendas: 8/12, à 00h01 Pontos de venda: - Site: www.livepass.com.br - Call Center: 4003-1527 (custo de ligação local + impostos). Horário de funcionamento: de segunda-feira a sábado – das 09h às 21h - Bilheteria (sem taxa de conveniência): Estádio do Morumbi - Praça Roberto Gomes Pedrosa, s/n – Bilheteria 2. Horário de Funcionamento: de segunda a domingo– das 10h às 18h. Não funciona em dias de jogos. Formas de pagamento: Dinheiro, Visa, Mastercard, Diners, Amex, Maestro e Visa Electron Outros pontos de venda (com taxa de conveniência): Livepass Market Place, Livepass Villa Lobos, Show Tickets Shopping Iguatemi, Central de Turismo Shopping Frei Caneca, Central de Turismo Bar Brahma, Teatro Gazeta, Concierge do Shopping Taboão (Taboão da Serra) Concierge do Shopping Bonsucesso (Osasco), Posto Gravatinha (Santo André). Formas de pagamento, horários de funcionamento e PDV’s em outros Estados no site da Livepass (www.livepass.com.br) PORTO ALEGRE Quando: 5 de março de 2013 Onde: Zequinha Quanto: (1º lote) Arquibancada – R$ 210 Pista – R$ 180 Cadeira estádio (não numerada) – R$ 280 Cadeira Premium (numerada) – R$ 550 Vip Lounge (cadeira numerada) – R$ 750 – com serviço de translado + comidas e bebidas Início das vendas: 10/12, à 00h01 Classificação etária: 14 anos Descontos: desconto de 50% para idosos, mediante apresentação de documento de identidade para os seguintes setores: Cadeiras Premium, Cadeiras Estádio, Pista e Arquibancada. Desconto de 10% de desconto para titulares do Cartão do Assinante ZH e um acompanhante para os seguintes setores: Cadeiras Premium, Cadeiras Estádio, Pista e Arquibancada. Desconto de 20% sobre o valor do ingresso para estudantes mediante a apresentação de documentos que comprovem a condição de beneficiário tanto no momento da compra quanto na entrada do evento e somente nos pontos de venda físicos. Os ingressos com desconto só podem ser adquiridos na Bilheteria do Teatro do Bourbon Country. Pontos de venda: - Bilheteria Teatro Bourbon Country (sem taxa de conveniência). 2º Pavimento do Shopping Bourbon Country. Horário de Funcionamento: de segunda a sábado – das 14h às 22h. Formas de pagamento: Dinheiro, Visa, Mastercard, Redeshop,Visa Electron e Amex - Site: www.livepass.com.br - Call Center: 4003-1527 (Custo de ligação local + impostos). Horário de funcionamento: de segunda-feira a sábado – das 09h às 21h Outros pontos de venda com taxa de conveniência: - My Ticket – Centro – Rua dos Andradas, 1.425 – loja 69. Horário de atendimento: de segunda a sexta, das 9h às 18h. Não funciona aos sábados e domingos - My Ticket – Moinhos – Rua Padre Chagas, 327 – Loja 6. Horário de atendimento: de segunda a sexta, das 9h às 18h, sábados das 10h às 15h. Não funciona aos domingos Mais informações: www.engageeventos.com.br e (051) 3217 8020 | 3217 8021 (horário de funcionamento: de segunda-feira a sexta-feira – das 09h às 20h) BRASÍLIA Quando: 8 de março de 2013 Onde: Centro Internacional de Convenções - Endereço: SCES Tr.02 Conj. 63 (em frente ao Monte Líbano prox. ponte JK) Quanto: (1º lote, valores de meia/promocional) Camarote: R$ 450 Cadeira Premium: R$ 500 Cadeira Vip: R$ 350 Pista: R$ 200 Início das vendas: 15/12, `as 00:01 Classificação etária: 16 anos Pontos de venda: - Fnac (Parkshopping) e Central de Ingressos do Brasília Shopping - Vendas on line: www.ingressorapido.com.br - Call Center: 4003-1212 Mais informações: visionproducoes.com Saiba mais sobre: Elton John http://musica.uol.com.br/noticias/redacao/2012/11/29/claudia-leitte-e-ana-carolina-estao-confirmadas-no-festival-de-verao-2013.htm Claudia Leitte e Ana Carolina estão confirmadas no Festival de Verão 2013 Comente Do UOL, em São Paulo João Alvarez-UOL Claudia Leitte canta na primeira noite do Festival de Verão de Salvador 2012 Claudia Leitte, Ana Carolina, Aviões do Forró e Harmonia do Samba estão entre as atrações confirmadas para o Palco 15 Verões, o principal do Festival de Verão Salvador 2013, que acontece entre os dias 16 e 19 de janeiro, no Parque de Exposições da capital baiana. O grupo Aviões do Forró se apresenta no dia 17 de janeiro, enquanto Ana Carolina e Harmonia do Samba fazem seus shows no dia 18. Claudia Leitte é uma das estrelas do evento no dia 19 de janeiro. A cantora, que é uma das juradas do programa "The Voice Brasil", apresentará sua nova turnê "Sambah". Com raízes no axé e no Carnaval da Bahia, a cantora vai interpretar músicas do seu novo DVD "Negalora", antigos sucessos e o hit "Largadinho". O show será um preparativo para o Carnaval 2013 de Claudia Leitte, que tem como tema os anos 1970. Ivete Sangalo, O Rappa, Timbalada, Jorge & Mateus, Sorriso Maroto, Eva, Gusttavo Lima, Capital Inicial, Natiruts, Chiclete com Banana, Psirico e Tomate também fazem parte da programação do festival. Os ingressos para o evento estão à venda, com valores que vão de R$ 45,00 a R$480,00 (camarote VIP para os três dias). As entradas, que podem ser compradas em avulso ou para os três dias de festival, estão disponíveis no site www.festivaldeverao.com.br e nos balcões da Ticketmix. Todas as comprar poderão ser parceladas em até duas vezes. E aquelas acima de R$ 130,00 poderão ser divididas em quatro. Nesta edição, o Festival, que terá o slogan “quanto mais quente, melhor a mistura”, mudou os nomes dos espaços do evento. O Palco 15 Verões, um dos principais, será dedicado a vários ritmos musicais, enquanto o Passarela do Ritmo terá apenas axé, samba e pagode. Também haverá espaços dedicados à música eletrônica e a sons intimistas: o Vibe Hall e o Estúdio do Som, respectivamente. Em 2012, se apresentaram no Festival nomes como Paula Fernandes, Seu Jorge, Luan Santana e Frejat. FESTIVAL DE VERÃO DE SALVADOR Quando: 16 a 19 de janeiro, ás 19h (abertura dos portões às 18h) Onde: Parque de Exposições Quanto: R$ 45 a R$ 480 Classificação etária: 16 anos Vendas: www.festivaldeverao.com.br e balcões da Ticketmix @ http://omelete.uol.com.br/cinema/ @ http://omelete.uol.com.br/videos/videocast-omeletv-202-os-maiores-filmes-de-mafia-os-30-anos-de-thriller-e-um-grande-debate-nerd/#video4 Home» Vídeos » Videocast: OmeleTV #202 | Os maiores filmes de máfia, os 30 anos de Thriller e um grande debate nerd EMBED: Videocast: OmeleTV #202 | Os maiores filmes de máfia, os 30 anos de Thriller e um grande debate nerd E ainda um Cantinho da Leitura recheadíssimo e muitos e-mails 30 de Novembro de 2012 -------------------------------------------------------------------------------- O programa desta semana vai explodir de audiência. Temos um cachorro no OmeleTV! Melhor: temos um filhote de cachorro!! Temos também uma Omelista especial escolhida no Facebook com "Os Melhores Filmes de Máfia", aproveitando o lançamento de O Homem da Máfia, estrelado por Brad Pitt. Usando todo o nosso conhecimento (inútil) adquirido em todos estes anos nesta indústria vital, estreamos nesta semana a série Grandes Debates do Pensamento Nérdico. Celebramos também os 30 anos de "Thriller", álbum clássico criado por Michael Jackson e, no Cantinho da Leitura, temos muitos lançamentos! P.S. Se não estiver conseguindo ver o vídeo completo no YouTube sugerimos o http://vimeo.com/omeletv VÍDEO 1 Mais uma vez a página do Omelete no Facebook serviu de palco para uma votação. Aproveitando a estreia de O Homem da Máfia nos cinemas, foram eleitos por lá "Os Melhores Filmes de Máfia". Tem dois Poderoso Chefão, Os Infiltrados, Os Bons Companheiros e Scarface. VÍDEO 2 Estreamos agora um bloco novo: Grandes debates do pensamento nérdico. A primeira questão levantada aqui é a seguinte: Lois Lane pode fazer sexo com o Kal-El, o Superman? Camisinha de kryptonita, ajuda ou atrapalha? A DC fez certo de colocar o Homem de Aço junto com a Mulher-Maravilha nos Novos 52? Se você curtir o papo e tiver outras dúvidas, a gente volta nos próximos programas com novas discussões. VÍDEO 3 Para celebrar os 30 anos de Thriller, Thiago Romariz explica os motivos que fizeram o álbum de Michael Jackson tão importante para a indústria musical e até mesmo do entretenimento. VÍDEO 4 O Cantinho da Leitura de hoje está recheado e começa com Casanova, HQ desenhada por Gabriel Bá e texto de Matt Fraction. Depois tem The Awesome trash-sack child, do Yuri Moraes, e os livros de contos de Isaac Asimov e Robert E. Howard. VÍDEO 5 E daí, para finalizar, temos os e-mails, mas antes do vídeo, publicamos o texto que o Alexandre Lima enviou para a Natalia Bridi: Texto: Eu de você, você de mim Escrito por Alexande Lima Nov/2012 Dentre os filmes e livros que pego neste quarto, da caixa empoeirada de gibis antigos às animações que me enchem de saudosismo, o âmago de meu conforto encontra-se em Venerdi quando encontro a menina Bridi. Sim, confesso que as palavras me fogem no momento em que coloco o lápis no papel. Parece que todo os verbos não são mais necessários para formar uma frase: "Eu...você..." Mas sinto falta de algo... Uma conjunção? Uma preposição talvez... Eu e você, eu de você, você de mim... Como sem sentido de posse, mas como a rebeldia de quem admira algo maior que si mesmo. Uma vez por semana ela me deixa saudade... Mas creio que em uma reflexão sábia de felicidade, ela sempre me deixa poesia. Não espero promessas pois ela ainda não sabe, mas este foi um engodo que infligi ao meu ego, ao meu orgulho, ao meu desejo, ao meu futuro... A Bridi que eu talvez nunca encontre... Talvez eu esteja farto de poesia, cansado de noites com a cabeça em textos. Agora quero o diálogo do marquês, o sussurar do amante, a valsa do libertino, o galanteio do burguês... A poesia não funciona... É a bebida que entorpece o bufão e que oferece os fios de Venerdi àqueles que cortejam sem amor. Ah se o drama fosse mais forte que o encontro! Eu e você, eu de você, você de mim... O drama opera no silêncio, mas o drama não se constrói sem presença. O encontro com Bridi... Beijo-lhe os lábios, entrelaço os dedos nas madeixas. Respiro. Conversamos por cinco horas seguidas... Não me canso. Toco seus dedos. Suspiro... Mas quem pode dizer o que você faria? Un Venerdi insiemie. Eu e você, eu de você, você de mim... Talvez eu não misture mais a admiração com paixão... Não vou jogá-la aos leões de minha impaciência ou ao declínio de meus devaneios. Se nunca a conheci, se nunca ergui meus braços e te segurei, se nunca sussurrei baixinho o que sinto, não há o que reclamar de minha pantomima. Só este silêncio grita alto sobre o encontro que nunca aconteceu... Reclamo é da minha arte e dos "Vinicius" que criaram o pedestal onde hoje você está. Meu coração dói... Talvez a minha Bridi será reimaginada, repaginada, esquecida, substituída.... Talvez a próxima Venerdi mostrará outras Bridis... Mas queria que ela, você... queria que Bridi soubesse... Eu e você, eu de você, você de mim... Se gostou dos vídeos dê um "joinha" lá no vídeo e saiba que tem muito mais lá no nosso canal www.youtube.com/omeleteve. Clique em "Assine" (ou "Subscribe"). Vale lembrar também que o programa está disponível também no nosso canal no Vimeo. E o galhofeiro do Marcelo Braga (diburros.com.br) desenhou aqui a sua visão de Michael Corleone. Pegue a imagem desta semana e outras lindas illustrações feitas por ele para enfeitar o seu desktop na nossa Galeria OmeleTV. Fique em contato conosco no Twitter, Facebook ou através do e-mail japracozinha@omelete.com.br. Você também pode comentar aqui na página. Semana que vem estamos de volta :-) Veja os outros vídeos exclusivos da OmeleTV http://mulher.uol.com.br/comportamento/noticias/redacao/2012/12/05/exposicao-na-italia-mostra-relacao-entre-sexo-e-design-por-meio-de-objetos-comuns.htm 05/12/201207h10 Exposição na Itália mostra relação entre sexo e design por meio de objetos comuns Comente Do UOL, em São Paulo Mais de 200 peças de design com referências ao sexo fazem parte da exposição "Kama: Sex and Design", no Triennale Design Museum, em Milão, na Itália. Inaugurado em 2007, o museu de design traz para a mostra descobertas arqueológicas, desenhos, pinturas e obras de arte de artistas e designers. Ver em tamanho maior Veja imagens da exposição Kama: Sex and Design, em Milão Foto 8 de 10 - Shiva, vaso com design de Ettore Sottsass Jr., de 1971. A peça faz parte da exposição "Kama: Sex and Design", que acontece no Triennale Design Museum, em Milão, na Itália. A mostra começa em 5 de dezembro de 2012 e termina em 10 de março de 2013 Divulgação/Triennale Design Museum Segundo a curadora Silvana Annicchiarico, a mostra não tem a intenção de falar sobre erotismo ou sexualidade --e tampouco tem qualquer relação ou inspiração no fenômeno da trilogia "Cinquenta Tons de Cinza". “A exposição estuda como o sexo pode estar presente em objetos comuns”, diz Silvana. A seleção de peças para a exibição foge de estereótipos pornográficos e traz objetos como amuletos fálicos romanos, obras do designer, pintor, escultor e decorador italiano Piero Fornasetti e até uma edição do famoso sofá em forma de lábios Mae West Sofa, de Salvador Dalí. Kama: Sex and Design De 5 de dezembro de 2012 a 10 de março de 2013 Triennale di Milano Curadoria: by Silvana Annicchiarico Ingresso: 8 euros (cerca de R$ 22) http://ultimosegundo.ig.com.br/cultura/musica/2012-12-06/capital-inicial-retorna-com-disco-nervoso.html Capital Inicial retorna com "disco nervoso" Banda lança "Saturno", o 13º álbum de inéditas, em busca da energia do início da carreira; leia entrevista Guss de Lucca- iG São Paulo | 06/12/2012 06:00:17 Na próxima segunda (10) chega às lojas "Saturno", 13º disco da carreira do Capital Inicial. Lançado dois anos depois de "Das Kapital", o álbum mantém a média de lançamentos do grupo, de um disco a cada dois anos, e busca o retorno da energia do início de sua carreira. Em conversa com o iG , o vocalista Dinho Ouro Preto, o baixista Flávio Lemos, o baterista Fê Lemos e o guitarrista Yves Passarell falaram sobre o processo de criação da banda, a escolha dos singles e a próxima turnê do Capital Inicial. O Capital Inicial em imagem do disco "Saturno". Foto: Divulgação 1/13 iG: Em que período um disco do Capital Inicial vira história e abre espaço para outro? Dinho Ouro Preto: O processo criativo é ininterrupto. Ele começa quase imediatamente após acabarmos a gravação de um álbum. Nesse momento já estou bolando coisas para um disco novo. iG: O processo sempre foi esse? Dinho: É muito claro para mim que isso acontece devido a um trauma dos anos 1980, um momento em que não tínhamos essa atitude. Chegamos a entrar em estúdio sem músicas, só com uma ideia, às vezes sem composição alguma. E muitas vezes o que saía na hora era algo "meia boca". Quando nos foi dada uma segunda chance, em 1998, no momento em que nos reunimos, voltamos determinados a evitar alguns erros. E o principal, acredito, é em relação ao repertório. iG: O que "Saturno" carrega do "Das Kapital"? Dinho: Há uma unidade entre os dois discos. Eles foram produzidos pela mesma pessoa (o produtor David Corcos) e têm a ideia de resgatar um pouco da energia que o Capital tem ao vivo e que nos discos parecia se diluir. A gente quis que esses dois trabalhos fossem o resgate dessa energia. O que posso dizer em relação ao "Saturno" é que ele vai um pouco além, é um disco um pouco mais distorcido, mais sério e mais denso do que o "Das Kapital". Apesar de haver essa mesma busca pela visceralidade que temos ao vivo, que estava presente no Aborto Elétrico, no primeiro disco do Capital e em alguns momentos da banda, essa é a primeira vez em que há um conceito que antecede o álbum. Todas essas ideias de voltar às raízes, de fazer um disco mais nervoso, todos precederam as canções. Leia também:Capital Inicial faz show enérgico e estremece Rock in Rio iG: O que vem primeiro no processo de composição: o refrão, o riff ou a ideia da música? Dinho: Como a proposta era deliberadamente fazer algo mais roqueiro, dessa vez as canções foram todas compostas na guitarra, diferentemente de todos os discos anteriores, em que elas foram feitas no violão. O riff de várias dessas canções foi a primeira coisa a surgir, muito antes da música. iG: No vídeo de bastidores da gravação de "Saturno" você citou o corte de uma canção sobre álcool. Como vocês selecionam o material? Dinho: Ele jogou fora (apontando para o baixista Flávio Lemos). Não dá para tocar uma música que um cara da banda acha ruim. Flávio Lemos: Nenhum de nós descarta uma canção. Primeiro vamos trabalhar a música e ver o que tiramos dela. Você não joga uma ideia fora sem trabalhá-la antes. Yves Passarell: O Dinho produz muito. No início são 27 músicas que a gente leva para os ensaios. Daí o número cai para 15, mais ou menos. E no final sobram umas 12. Dinho: O que passamos a fazer de uns tempos para cá foi lançar discos mais curtos, de 11 músicas, com um total de 40 minutos. É gozado pensar agora, mas quando surge o CD as pessoas começam a fazer álbuns de 20 faixas. Acho que nunca ouvi até o fim o "Blood Sugar Sex Magik", do Red Hot Chili Peppers (risos). Leia também: "Sei que muita gente vai achar meu disco um insulto", diz Dinho iG: Quem escolhe os singles? Dinho: Para nós é irrelevante. Qualquer uma que a gravadora escolher está bom. Se você entrega um disco do qual você não gosta de metade das músicas, é um problema caso a gravadora escolha uma delas como single. O negócio é fazer um disco que você goste de todas as músicas. Além disso, não achamos que somos os melhores juízes do nosso trabalho. Você se envolve com diferentes canções por diferentes motivos. Faz uma música para uma menina, faz uma música para sua filha, uma com raiva de alguém... É melhor entregar para uma terceira parte, que não tenha envolvimento com elas. iG: Quantas músicas de "Saturno" entram no setlist dos próximos shows? Dinho: Muitas. Chegamos a tocar seis músicas novas num pré-lançamento no Rio de Janeiro. Ninguém conhecia as músicas. Pisamos em ovos. Mas só vamos começar a trabalhar o álbum a partir de março. Agora faremos shows de verão, em festivais na praia, onde não dá pra montar um setlist só com músicas novas. Agora em março, com o disco já lançado há três meses, a gente gostaria de tocá-lo inteiro. Yves: A vontade é mesmo de tocar todas as músicas. Mas no show tem algumas que você não pode deixar de tocar. Dinho: Mas também não dá para tocar tudo o que os fãs querem. iG: Tem alguma música que não dá para tirar do setlist? Dinho: A gente achava que não dava para tirar "Primeiros Erros" e estamos tirando. Lentamente ela está sendo empurrada para fora do prato. Fê Lemos: Durante anos ficamos sem tocar "Música Urbana", um dos maiores singles da nossa carreira. Agora se ficar sem tocar "Natasha" ou "Fátima"... Dinho: Mas elas são as próximas a irem para fora. E, também, depende do show. Se você vai tocar no Réveillon no Recife, por exemplo, não tem jeito, tem que tocar os hits. Porém, num show do Capital que as pessoas pagaram só para nos ver e que você sabe que elas conhecem o disco novo, aí não precisamos tocar "Primeiros Erros". E eventualmente nem "Natasha". Fê Lemos: E às vezes você traz de volta uma música que está de fora faz tempo. Dinho: "Olhos Vermelhos" a gente não tocava faz um tempão e voltou. "Tudo Que Vai" também. São muitos discos. Poderíamos fazer dois shows com repertórios diferentes. iG: E como vocês decidem o que entra nesse setlist? Dinho: Muito é feito na hora. A gente olha qual é a idade das pessoas, qual é o perfil do público. Várias vezes mudamos coisas durante o show e improvisamos. Por exemplo, no aniversário do Freddie Mercury, vamos tocar "Bohemian Rhapsody". As pessoas gostam de ver essa espontaneidade. Fê Lemos: Você tem uma lista básica aberta a interpretações http://guiadecidades.terra.com.br/pe/musica-show-nenhum-de-nos-faz-show-no-theatro-sao-pedro-en-porto-alegre Nenhum de Nós faz show no Theatro São Pedro Seja o primeiro a comentar! Todos os dias. Até sábado 8 dezembro 2012. às 21:00 A partir de R$ 25,00 a R$ 60,00 Criado por : terra Sem valoração Seja o primeiro a comentar! Recomendado por Guia de Cidades -------------------------------------------------------------------------------- Em Theatro São Pedro Ampliar mapa Foto 1 Vídeo Adicionar fotos Ver mais -------------------------------------------------------------------------------- -------------------------------------------------------------------------------- A banda Nenhum de Nós realiza uma série de quatro apresentações para o público gaúcho no palco do Theatro São Pedro. Influenciada pelo rock britânico e pelo folk norte-americano, o grupo uniu diversas sonoridades para compor seu novo disco, Contos de Água e Fogo, mesclando até mesmo à música mexicana moderna. No repertório estão hits como Exatamente Igual, Melhor e Diferente,Corrente, Primavera no Coração e Outono Outubro. AS INDAGAÇÕES A resposta certa, não importa nada: o essencial é que as perguntas estejam certas. Mario Quintana No ano passado... Já repararam como é bom dizer "o ano passado"? É como quem já tivesse atravessado um rio, deixando tudo na outra margem...Tudo sim, tudo mesmo! Porque, embora nesse "tudo" se incluam algumas ilusões, a alma está leve, livre, numa extraodinária sensação de alívio, como só se poderiam sentir as almas desencarnadas. Mas no ano passado, como eu ia dizendo, ou mais precisamente, no último dia do ano passado deparei com um despacho da Associeted Press em que, depois de anunciado como se comemoraria nos diversos países da Europa a chegada do Ano Novo, informava-se o seguinte, que bem merece um parágrafo à parte: "Na Itália, quando soarem os sinos à meia-noite, todo mundo atirará pelas janelas as panelas velhas e os vasos rachados". Ótimo! O meu ímpeto, modesto mas sincero, foi atirar-me eu próprio pela janela, tendo apenas no bolso, à guisa de explicação para as autoridades, um recorte do referido despacho. Mas seria levar muito longe uma simples metáfora, aliás praticamente irrealizável, porque resido num andar térreo. E, por outro lado, metáforas a gente não faz para a Polícia, que só quer saber de coisas concretas. Metáforas são para aproveitar em versos... Atirei-me, pois, metaforicamente, pela janela do tricentésimo-sexagésimo-quinto andar do ano passado. Morri? Não. Ressuscitei. Que isto da passagem de um ano para outro é um corriqueiro fenômeno de morte e ressurreição - morte do ano velho e sua ressurreição como ano novo, morte da nossa vida velha para uma vida nova. Mario Quintana @ http://www.correiodopovo.com.br/ArteAgenda/?Noticia=478874 Arte & Agenda > VariedadesImprimir Enviar Fale com a redação Letra 05/12/2012 18:42 - Atualizado em 05/12/2012 19:10 Filho diz que Luis Fernando Verissimo melhora "um pouquinho a cada dia" Escritor faz fisioterapia e se recupera em um quarto do Hospital Moinhos de Vento O escritor Luis Fernando Verissimo, de 76 anos, vem melhorando gradativamente desde que recebeu alta do Centro de Tratamento Intensivo (CTI) na segunda-feira. Seu quadro é considerado estável e, aos poucos, ele se recupera. "As notícias são as mesmas, o que é uma boa notícia. A cada dia ele vai se recuperando um pouquinho. Ainda é uma coisa incerta, já que o quadro geral só se vê ao longo do tempo. Mas isso aponta que vai tudo se normalizar", afirmou Pedro Verissimo, filho do escritor. Verissimo faz fisioterapia e se recupera em um quarto da internação do Hospital Moinhos de Vento, em Porto Alegre. Ele ficou 12 dias no CTI se recuperando de uma infecção. Agora, no quarto, lê jornais, vê televisão e recebe visitas da família. "Hoje, cada dia é um dia. Melhor do que na semana passada, quando cada hora era uma hora. Ainda há um caminho longo de recuperação, mas nem se compara com o da semana passada", completa o músico. Segundo ele, a família está comovida com o apoio que Verissimo vem recebendo desde que foi internado, no dia 21 de novembro. "Estamos muito comovidos com a reação das pessoas. Tem sido impressionante." O escritor foi internado ao se sentir mal após uma viagem por Minas Gerais e Rio de Janeiro. Ele se queixou de sintomas de gripe, o mesmo que seus companheiros de viagem, como sua mulher, Lúcia, o escritor Zuenir Ventura e o cartunista Chico Caruso. Entretanto, ao invés de apresentar melhoras, como os demais, o escritor gaúcho piorou. No último dia 24, a equipe que atende Verissimo, chefiada pelos médicos Alberto Augusto Rosa, Sandro Cadaval e Eubrando Silvestre Oliveira, identificou que o escritor havia sido vítima do vírus Influenza A, a gripe comum. Pelo fato de ser hipertenso e diabético, seu quadro de saúde se agravou, fazendo com que fosse imediatamente internado, para ser sedado e auxiliado por aparelhos. @ http://zerohora.clicrbs.com.br/rs/cultura-e-lazer/segundo-caderno/noticia/2012/12/com-marcelo-adnet-e-eduardo-sterblitch-os-penetras-desponta-para-ser-o-maior-sucesso-brasileiro-do-ano-3974059.html Com Marcelo Adnet e Eduardo Sterblitch, 'Os Penetras' desponta para ser o maior sucesso brasileiro do ano Filme teve a melhor bilheteria de abertura de 2012 Comentar0 Corrigir Imprimir Diminuir fonteAumentar fonte Marcelo Adnet e Eduardo Sterblitch são as estrelas do filme Foto: Warner Bros. Pictures / Divulgação Por Nove entre dez críticos - talvez 11 entre 10 - vão dizer que a bilheteria não significa nada (em termos de qualidade artística), mas Os Penetras, vale registrar, teve a melhor abertura do ano e, em 316 salas, foi visto por mais de 350 mil espectadores somente no fim de semana. Somando segunda e terça-feira, o filme chegou a 481 mil pagantes. Nem Até Que a Sorte nos Separe, campeão do ano, com mais de 3 milhões de espectadores, registrou números tão expressivos para o cinema brasileiro em 2012. Veja o trailer A expectativa é de que Os Penetras chegue a 3,5 (ou 4) milhões de público. Antes que você torça o nariz - e daí? -, não seja como o 'crítico' que chamou essa gente toda de 'simplória', acrescentando que o filme de Andrucha Waddington esgota o receituário das fórmulas televisivas. Marcelo Adnet e Eduardo Sterblitch, que fazem os penetras, trafegam pela TV, mas Andrucha Waddington, não. Pela publicidade, talvez, mas em "Casa de Areia" ele fez um filme, pelo tempo, pelo espaço, que seu lado publicitário teria todas as condições de odiar. Os Penetras é humor de TV? A questão está aberta e merece discussão. Hoje em dia, no País, há um questionamento dos blockbusters e uma defesa da invenção. õtimo, a Semana dos Realizadores está aí para celebrar outro tipo de cinema (e traz grandes filmes). Mas criticar a mesmice com argumentos que são sempre os mesmos - simplórios? -, também não dá. Se há uma referência em Os Penetras, não é nenhum programa de TV, mas um marco da comédia de costumes no cinema do País - Os Paqueras, de Reginaldo Faria, de 1968. Os Paqueras iniciou uma onda de humor que, eventualmente, levou à pornochanchada, mas isso não tira o mérito do filme. Os Penetras retoma personagens conhecidos do público - e do cinema. Malandro é malandro, mané é mané, como não se cansa de cantar Diogo Nogueira. O malandro Adnet quer tirar proveito do mané Sterblitch, mas os dois terminam ligados. OK, você não precisa gostar, mas vai ser difícil negar qualidade a pelo menos uma cena - o reencontro com a ex-mulher do mané, Andréa Beltrão, numa participação nota 10. Os Penetras é um filme que já tem quase dez anos no imaginário do diretor. – A história surgiu em 2005, mas ficou adormecida toda este tempo porque surgiu o Lope, que consumiu quatro anos de minha vida. Somente depois de encerrado o capítulo Lope pude voltar a pensarem Os Penetras – explica Andrucha. Inicialmente, o filme seria com Selton Mello, mas na retomada do projeto Andrucha escreveu outro roteiro (com Marcelo Vindicato). Marcelo Adnet, que não é nenhum estreante, ganhou o papel de protagonista, Eduardo Sterblitch foi escolhido para formar dupla com ele e tudo isso foi decidido por meio de leituras de mesa que afinaram os protagonistas (e os diálogos). – As leituras de mesa duraram cerca de três meses – conta o diretor. – Como os dois são bons de improviso, surgiram muitas deixas que foram incorporadas ao roteiro. Filmei o roteiro, mas sempre houve espaço para que eles improvisassem frente às câmeras, também. Não necessariamente por haver feito Lope na Espanha, Andrucha considera a palavra espanhola para roteiro perfeita - guión. – O roteiro é um guia do qual a gente pode se afastar, dependendo das condições de momento. Às vezes, o próprio set pede outra coisa e o diretor tem de estar preparado para isso. Ele acrescenta que Adnet sempre foi o eixo em torno do qual se estruturou a nova versão de Os Penetras - diferente, com certeza, do que o filme teria sido há sete anos. – O Eduardo foi uma ideia do diretor de fotografia Ricardo della Rosa. Ele havia gostado muito de uma entrevista do Eduardo no Jô (Soares) e me disse - 'Dá uma olhada.' Não só olhei, como gostei, bateu uma boa química com o Marcelo e o restante do elenco foi sendo montado em torno dos dois." Depois de dois dramas, Casa de Areia e Lope, Os Penetras pode ser considerado uma inesperada mudança de rumo para o diretor. Andrucha estaria se rendendo à facilidade do mercado, em que as comédias reinam soberanas. Ele próprio reconhece que é uma falácia - as maiores bilheterias do cinema brasileiro recente são de dramas, e o campeão de todos os tempos é o poderoso Tropa de Elite 2, de José Padilha. – Se você prestar atenção, Gêmeas é um suspense, Eu Tu Eles é um drama cômico e só Casa de Areia é um drama mesmo. Lope tem muitas aventuras. Todos os meus filmes são bem diferentes e eu pretendo continuar assim. Gosto de personagens, de histórias. O gênero e o estilo são decorrências. O assunto cinema surge com naturalidade na avaliação do diretor. – O filme, qualquer filme, tem de ser benfeito e ter orçamento. Sem dinheiro não se faz cinema de qualidade. Tropa de Elite, 1 e 2, têm ambos. Não creio, como muita gente pensa, que o público seja burro. Ele pode ter sido formado pela TV, mas isso não é defeito, principalmente no Brasil, onde a telenovela criou uma dramaturgia de qualidade reconhecida, e que dialoga com as pessoas. Não vou ficar discutindo se o filme é TV, porque não é. Mostrei muita comédia italiana para o elenco para definir o tipo de humor que queria. E as mulheres? Andréa Beltrão excede num papel que Fernanda Torres, mulher de Andrucha, também faria com extrema desenvoltura. Mariana Ximenes é marilyniana, numa personagem ambivalente (antes que as coisas se esclareçam). – Ela é ótima, estou muito feliz com todo o meu elenco. Verá! Solarise Verá! Que O Dia Que Tu Espera Ta Lá Fora! O Sol Está Brilhando Já Faz Horas! E Os Sonhos Aqui Dentro Não Tem Tempo Pra Esperar Verá! Tem Coisa Nessa Vida Que Demora Pense Positivo E Não Desiste Agora O Bom Desta Vida É Sonhar! Lembra Quando Me Falou, Para Não Ficar Assim?! Cada Coisa A Seu Momento, E O Seu Ainda Está Por Vir! Olha O Pior Já Passou Não,Não Deixe De Sorrir Nunca Desista De Você, Mesmo Se Alguém Desistir! Verá! Que O Dia Que Tu Espera Ta Lá Fora! O Sol Está Brilhando Já Faz Horas! E Os Sonhos Aqui Dentro Não Tem Tempo Pra Esperar Verá! Tem Coisa Nessa Vida Que Demora Pense Positivo E Não Desiste Agora O Bom Desta Vida É Sonhar!

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